Sancor coloca marca como garantia na reestruturação de dívida

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A companhia de lácteos argentina SanCor conseguiu negociar com os bancos credores de uma proposta de reestruturação da dívida de US$ 167 milhões. Para conseguir o acordo, a empresa precisou colocar como garantia adicional seu bem mais precioso: a marca SanCor.

Este ativo será liberado no futuro à medida que a empresa cumpra suas obrigações de pagamento. O restante das garantias, como plantas hipotecadas e maquinarias, vencerão quando a empresa terminar de pagar 100% da dívida, segundo destacou um porta-voz da principal cooperativa de lácteos da Argentina.

Os bancos credores costumam pedir que se entregue a marca como garantia adicional somente quando as empresas solicitam uma reestruturação dos prazos de pagamento da dívida, como aconteceu com a SanCor após a desvalorização do peso, quando a companhia ficou em uma situação de semi-default. Porém, as empresas costumam resistir, como acontece atualmente com a cadeia de supermercados Coto.

A dívida da SanCor foi assumida na década de 90, quando a empresa decidiu embarcar em um ambicioso plano de reconversão industrial, que incluiu a compra de maquinarias e investimento em plantas. Os principais credores são Corporação Financeira Internacional (CFI), Cooparative Centrale Raiffeisen-Boerenleebank B.V, Rabobank International e New York Branch, além de uma série de entidades nacionais.

Os termos do acordo são os seguintes: os US$ 167 milhões serão pagos em dois acordos de obrigações reestruturadas. O primeiro, amortizável em dez cotas semestrais de capital e representando 83% do total a pagar. O restante será pago em sete anos com início em 30 de setembro de 2003, com dois exercícios de carência. Os dois primeiros pagamentos de amortização serão em setembro de 2005 e março de 2006. A partir dessa data, o resto do pagamento será efetuado nos mesmos meses dos anos sucessivos. O segundo acordo, denominado "bullet" será pago em uma só cota a pagar em 30 de setembro de 2010.

Com relação à taxa de juros, será aplicada a partir de primeiro de janeiro de 2004 e será variável, resultante da taxa Libor mais uma margem para as obrigações em dólares e fixa para o proporcional em pesos, fixado em 5,75%.

Fonte: Infobae, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?