RS: Soja prejudicada pela estiagem pode virar alimento para gado
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Por ter alto valor protéico, a silagem de soja é uma boa alternativa para alimentação do gado, principalmente leiteiro, que também sofre com falta de alimentos provocada pela escassez de chuvas.
O técnico ensina que o produtor deve cortar a planta inteira com uma ensiladeira e picar em tamanho médio de um centímetro. O material deve ser ensilado e compactado. "A compactação é uma etapa importante, pois todo o ar deve ser retirado. Nessa etapa, deve ser adicionado inoculante e, opcionalmente, melaço para favorecer a fermentação", diz.
A quantidade de melaço a ser utilizado é de cinco a oito litros para cada tonelada de silagem. Após 45 dias o material pode ser utilizado para alimentar os animais.
O procedimento inicial para produção do feno é a mesma, mas a massa verde deve ser deixada na lavoura por três dias para perder a umidade, virando a cada 24 horas. Após isso, deve-se enfardar e armazenar.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.