RS: seca impede crescimento da captação da Cocel
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A média diária de coleta entre os 2.800 produtores chega a 100 mil litros, de acordo com os resultados obtidos no ano passado. Através de diversas ações, a Cocel projetava um aumento de produção de 10% a 15% ao mês, mas não vê este crescimento desde dezembro em função da falta de chuvas. A ausência do aumento causará impacto no final do ano, quando haverá o fechamento das contas do exercício, que estimava essa elevação.
A produção está paralisada e a cooperativa continua coletando o mesmo volume, não ultrapassando três milhões de litros. A Cocel está preocupada ainda com as empresas privadas que estão procurando diretamente o produtor oferecendo preços mais elevados.
A estiagem afeta ainda os animais, que vêm perdendo peso com o pasto seco e têm o ciclo reprodutivo atrasado. Quando as vacas estão emprenhadas se alimentam menos, baixam de peso e a produção média de 20 a 22 litros de leite por dia cai. Os efeitos serão sentidos ainda mais no inverno, período em que normalmente já há baixa em função do frio e perda de peso do gado.
Com isso, desde agora está sendo reforçada a alimentação com ração. A Cocel recomenda que a coleta de leite seja feita o mais rápido possível, para que o produto não fique exposto ao calor. Entretanto, a estiagem não afetou a qualidade do leite, nem mesmo o seu teor de gordura.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.