ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RS: Projeto de incentivo da Cosuel à bacia leiteira quer dobrar produção do Estado gaúcho

Unir pequenos produtores em cooperativa é a aposta para melhorar a produção de leite no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O projeto foi lançado pela Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) em Encantado (RS), pretende formar minicooperativas e condomínios de confinamento de animais inspirados no modelo criado em Galícia, na Espanha.

Na região o leite é um dos três segmentos mais importantes do agronegócio. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o rebanho leiteiro chega a 100 mil vacas, que produziram, em 2007, cerca de 270 milhões de litros de leite.

- A ideia é juntar muitos pequenos produtores que, com o apoio técnico, poderão crescer e aumentar a qualidade e produtividade de leite - diz o supervisor de produção de leite da Cosuel e veterinário, Luiz Henrique Kaplan.

Serão oito grupos, cada um com até 15 famílias de pequenos produtores selecionados entre os associados no Vale do Taquari. A estrutura poderá será ampliada para a região vizinha, o Vale do Rio Pardo. A empresa será responsável pela parte tecnológica, enquanto os produtores entram com os animais selecionados nas propriedades e com a alimentação. Serão até 200 vacas leiteiras em cada estação de confinamento.

Atualmente, em média, cada animal produz cerca de 16 litros de leite por dia. Com o programa, a meta é dobrar a produtividade. Presente no lançamento, o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, acredita que a iniciativa irá impulsionar o Estado a se tornar um dos maiores produtores deleite no país. Hoje, o Rio Grande do Sul produz 3,3 bilhões de litros por ano.

O programa faz parte do Projeto Vale dos Lácteos, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e o governo da Galícia desde 2007.

A reportagem é de Luane Magalhães, de ZERO HORA, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.