ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: projeto de controle de qualidade do leite é aprovado na Assembleia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/12/2015

1 MIN DE LEITURA

3
0
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, no início da noite desta segunda-feira (28), o Projeto de Lei PL 414/2015, criando o Programa de Qualidade na Produção, Transporte e Comercialização de Leite. Com 53 votos a 1 (do deputado Pedro Ruas), a proposta vai agora para a sanção do governador José Ivo Sartori. O projeto visa a aumentar as condições de fiscalização e coibir fraudes e adulterações no alimento.

O texto aprovado prevê a criação de um documento padronizado para o transporte de leite no Rio Grande do Sul. Além disso, cobra treinamento para transitar com a carga e a vinculação do transportador com as indústrias, que poderão ser responsabilizadas pela qualidade do produto.

O projeto também reforça as limitações para comercialização de leite cru, liberada apenas para produtores e estabelecimentos de processamento e postos de refrigeração. Os valores punitivos por conta de irregularidades também crescem: ”A multa pode chegar a R$ 350 mil e não acaba por aí. Se houver reincidência esse valor dobra”, alertou o secretário da Agricultura, Ernani Polo, ainda na semana passada, quando não houve quórum na Assembleia para votar a matéria.

Entre 2014 e 2015, dez etapas da operação Leite Compen$ado, capitaneada pelo Ministério Público, identificaram fraudes no leite distribuído no Rio Grande do Sul, com a adição de água e ureia, por exemplo, para aumentar a lucratividade e mascarar a degradação do produto.

As informações são do Correio do Povo e da Rádio Guaíba, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/01/2016

Até o momento, a qualidade do leite está  conectada á pasteurização eou rebanho oficialmente livre de brucelose e tuberculose.;tudo mais é geitinho, que só nos leva ao descredito,  quantoá qualidade.
LEANDRO CARDOSO SAMPAIO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/01/2016

Parabéns ao estado do Rio Grande do Sul pela iniciativa. Conforme relatado pelo amigo James, é preciso implantar e partir para a prática!

E para os demais estados, como ficarão?

Minas Gerais, como o principal estado produtor de leite, já não deveria estar com a mesma lei implantada?

Estamos buscando uma evolução no controle da cadeia de produção (Proteína animal) - LEITE, onde para os demais produtos (carnes/ovos - aves, suínos e bovinos) já se encontram bem avançados!

A evolução deverá ser baseada na busca da excelência na qualidade, sempre atento à SEGURANÇA ALIMENTAR (Cliente - consumidor)!
JAMES CISNANDES JR

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/12/2015

Com 53 votos a favor da LEI e apenas 1 voto contrário, é notável a mobilização em torno do tema. Agora, mais importante que uma lei é produzir os efeitos decorrentes de sua aplicação prática. Para isso, deve-se estabelecer mecanismos de controle para que os órgãos de fiscalização monitorem sua efetividade. Inobstante a isso, acredito que todos os agentes envolvidos na CADEIA PRODUTIVA DO LEITE em todo estado do RS, estará mais atento. Afinal, busca-se com a LEI a garantia de QUALIDADE do leite que é servido ao consumidor final. Vamos em frente!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures