RS: produtores de leite reivindicam melhores preços
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"A indústria alega que o preço médio do litro no RS é de R$ 0,50, mas o valor médio não significa remuneração para todos. Muitos receberam abaixo do custo de produção, que é mais do que R$ 0,45", reclama o diretor da Fetag, Elton Weber.
A retração do consumo e a superoferta são os fatores responsáveis pela queda nos preços, no entendimento do presidente da AGL e diretor de Política Leiteira da Elegê Alimentos, Ernesto Krug. "Em todo o país a produção cresceu 4% em relação a 2003, e no RS cresceu 8,4%. Para escoar o volume excedente muitas empresas passaram também a exportar".
Para um melhor ressarcimento no mercado externo, o dirigente recomenda maior investimento para melhoria da qualidade. Remunerar pela qualidade, em vez de quantidade, é a proposta da Fetag. "Hoje a quantidade de produção é o que determina o valor a ser pago ao produtor e não a qualidade. Queremos saber quais os parâmetros para isso para que os que produzem menos também possam receber mais", reforça Weber.
Menos de um ano após a implantação da portaria 51 do Mapa, o dirigente alega que a medida é necessária para, além de melhorar a renda, permitir ao produtor investir e se adequar. "A pior fase já passou e a tendência é o mercado ficar estável e retomar os preços da entressafra", apostou Krug. Outra reunião está marcada para novembro.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.