ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RS: produtores cobram maior ação da universidade no campo

Produtores rurais reivindicaram maior participação das universidades e instituições de pesquisa em ações de melhoria dos processos produtivos no campo. A posição foi defendida por dirigentes da Fetag durante o 3º Fórum da Rede Leite, realizado na última quarta-feira (09/11), no Campus da Unijuí, em Ijuí (RS).

O evento, que contou com a presença do secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, reuniu representantes de entidades ligadas ao agronegócio, pesquisadores, extensionistas e produtores. A discussão segue a tônica do Fórum Itinerante do Leite que, prestes a realizar sua 3ª edição em Porto Alegre, no dia 24/11, busca promover exatamente esta aproximação entre a academia e o meio rural.

A professora da Faculdade de Veterinária da Unijuí, Denize Fraga, afirma que a faculdade possui iniciativas de estágios em que os alunos, além de desenvolverem na prática os conhecimentos adquiridos em aula, proporcionam métodos inovadores nas comunidades rurais. Esperançosa com a discussão do fórum, ela acredita que a criação de grupos de assistência técnica aos agricultores pelas universidades é uma ótima iniciativa: "É importante que a academia faça esse tipo de assessoria, porque assim consegue trabalhar todas as necessidades dos agricultores".

Em Ijuí, os agricultores argumentaram que, para uma maior produção do leite, é preciso que as faculdades promovam mais saídas a campo para repassar conhecimentos e tecnologias, principalmente aos pequenos agricultores. "Cada propriedade é um estabelecimento de negócio, elas precisam de renovação para ter maior competitividade no mercado", afirma Palharini. Na ocasião, foi abordada a necessidade de instituição de contratos de fidelidade entre indústria e produtores com o objetivo de garantir maior rentabilidade para os pequenos tambos. Também foi analisada a importância de elevar a nutrição dos animais para obter melhores resultados.

As informações são da Assessoria de Imprensa Sindilat.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.