ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: preço do leite desagrada consumidor e produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
Nem tão baixo que provoque a euforia do consumidor nem tão alto que entusiasme o produtor. Assim está a gangorra do preço do leite no Estado. Embora tenha recuado, em média, 10% nas últimas três semanas, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o produto registra alta no acumulado do ano.

E a expectativa é de que se mantenha nos patamares atuais, avalia Antônio Longo, presidente da Agas. Uma queda maior, prevê, pode ocorrer no final de agosto, quando começa a safra em Goiás e Minas Gerais, tradicionais regiões produtoras.

Para a presidente do Movimento das Donas de Casa de Porto Alegre, Edy Mussoi, a diminuição dos preços nas gôndolas ainda é insignificante. "O leite subiu mais de 30% (no ano), a redução agora não chega a 2%", diz Edy, que sugere driblar os altos preços optando pelo tipo B.

Neste ano, o cenário leiteiro está atípico, avalia o secretário executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado, Darlan Palharini. A produção gaúcha caiu - de 205 milhões de litros em junho de 2008 para 182 milhões de litros em junho de 2009 - e as exportações despencaram. Soma-se a isso o fato de um inverno rigoroso ter emendado a estiagem, o que atrapalhou o plantio das pastagens.

Em defesa do setor produtivo, Amauri Miotto, diretor tesoureiro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado, não quer saber de redução de preço ao produtor, pelo menos nos próximos dois meses. Admite, contudo, que as margens de reajuste repassadas ao consumidor também não chegaram ao campo. O preço médio do litro de leite pago ao produtor é de R$ 0,64, segundo dados mais recentes da Emater.

As informações são do jornal Zero Hora/RS, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ FERNANDO PANGRATZ

CANOINHAS - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/08/2009

O produtor de leite da região sul deveria estar recebendo em torno de um real o litro de leite para poder viabilizar a atividade .
MilkPoint AgriPoint