A Instrução Normativa 51 será tema de debate hoje, às 15h, pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa em Esteio (RS), integrando a programação da 1ª Fenasul. Será palestrante o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmon Oliveira, que detalhará as novas regras que a partir de 1º de julho passarão a impor exigências técnicas para garantir mais qualidade ao produto.
Entre elas, alteração no padrão de bactérias e temperatura mínima para recebimento e transporte do produto a granel. "Ainda falta infra-estrutura básica nas propriedades. Alguns produtores não possuem a qualificação exigida para as novas regras e, em algumas regiões, existe deficiência tecnológica que possibilite o cumprimento da Instrução 51", constatou o presidente da Comissão, Elvino Bohn Gass (PT).
Também estará em pauta a remuneração ao produtor que investir no melhoramento do leite para fins de exportação. "Isso implicará na realização de mais testes na hora do recolhimento. Será que as empresas, hoje, têm condições de fazer esses testes?", indagou o deputado.
A necessidade de contra-provação em casos de divergência entre empresa e produtor também foi considerada pelo deputado. "Só há um laboratório de referência no estado em condições de fazê-lo. Assim, penso que é dever da comissão, das indústrias e dos governos verificarem se existem as reais condições técnicas e operacionais para que a instrução entre em vigor".
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.