RS: faturamento de supermercados cresceu 14% em 2004

Publicado por: MilkPoint

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Em 2003, 55% da força de vendas dos supermercados do Rio Grande do Sul estavam nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Um ano depois, a mesma região avançou três pontos percentuais sobre o interior, obtendo resultado de 58%, o que mostra que as lojas da capital, embora em menor número, começam a apresentar volume de vendas maior que o do interior.

Mesmo assim o interior ainda registra bom desempenho. Os dez maiores grupos do estado possuem sede fora da Grande Porto Alegre. A força do interior é medida por vários critérios. Um deles é o "faturamento por check-out", de cada grupo de dez, sete são do interior e três da região metropolitana da capital. A mesma proporção vale para o item "maiores empregadoras". No "faturamento por funcionário", seis são do interior e quatro da região metropolitana. O dado mais contundente é o que reflete os índices de "crescimento". Dos que registram crescimento, oito estão no interior e dois da região metropolitana.

Os dados fazem parte do ranking da Agas, feito anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados que compreende o universo dos 100 maiores estabelecimentos. Produzido pelo departamento de economia da entidade, o levantamento apontou no ano passado um faturamento de R$ 6,0 bilhões, desempenho 14,06% maior em relação a 2003.

Esse valor representa 78% da venda total do setor em todo o estado, segundo o presidente da Agas, Antônio Longo, sendo 61,65% concentrado na região Metropolitana. Nesse percentual está o faturamento das redes Sonae Distribuição Brasil e Companhia Zaffari, cujas sedes localizam-se em Porto Alegre, mas possuem lojas em diversas regiões do estado. "As empresas da capital, que focaram em aspectos como prazer e lazer nos grandes centros, estão consolidadas. Já no interior há espaço para grandes empreendimentos", analisou Longo, referindo-se a novas lojas com até mil metros quadrados de área.

Em 2004 o número de lojas inauguradas cresceu 6%, passando para 543 pontos, ante 512 do ano anterior. Uma parte desse aumento ocorreu em cidades do interior. "Na capital ainda há espaço para lojas de conveniência", disse Longo. O levantamento da Agas revela que tem diminuído o número de contratação de empregados no universo dos 100 maiores estabelecimentos gaúchos. No ano passado houve redução de 1,92%, de 36.067 em 2003 para 35.375 em 2004, em função de investimentos em automação. Com isso, o indicador "faturamento por funcionário" subiu 746%, de R$ 151 mil para R$ 162,3 mil.

O Índice Comportamental de Vendas AGAS (ICVA), calculado pela entidade e deflacionado pelo Índice de Preço ao Consumidor do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPC-IEPE), registrou em maio queda de 2,38% em relação a abril. "O Dia das Mães foi positivo para o setor, mas depois houve queda nas vendas", afirmou Longo.

A queda em maio, quando comparada a abril, também pode ser atribuída à redução dos dias úteis de vendas devido aos feriados dos dias 1 e 26 e à elevação das taxas médias de juros no referido mês, ainda de acordo com a pesquisa. Em relação a maio de 2004, o ICVA teve alta de 6,13%, ao passo que em relação aos primeiros cinco meses de 2004 houve uma alta de 10,14%. Nos últimos 12 meses, encerrados em maio, o ICVA cresceu 11,90%.

"As taxas positivas do ICVA em maio de 2005 podem ser atribuídas à manutenção da taxa de desemprego na região Metropolitana, relativamente estável no primeiro quadrimestre de 2005, e que em relação a igual período de 2004 teve queda, e ainda à queda da inflação no mês de maio, comparada a maio de 2004", explicou o presidente da Agas.

Ele acrescentou que a expectativa para esse exercício é de uma variação real do IVCA entre 5,0% e 6,0%, ficando um pouco abaixo da média nacional, conforme as projeções, em função da seca, sentida principalmente nas regiões do Planalto e Missões, e também da queda do dólar que já provocou desemprego em regiões como Vale dos Sinos (pólo calçadista) e Serra (metal-mecânico).

Fonte: Gazeta Mercantil (por Guilherme Arruda), adaptado por Equipe MilkPoint
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