A Cooperativa Riograndense de Laticínios e Correlatos (Coorlac) lançou ontem a pedra fundamental de sua nova indústria, às margens da RS 135, em Erechim. A solenidade reuniu as principais forças políticas do município e da região. A nova indústria terá capacidade instalada para processar 450 mil litros de leite por dia.
O projeto prevê a implementação da indústria em três etapas. A primeira, com autonomia industrial para leite fresco, bebida láctea, queijos, nata e doce de leite. Na segunda etapa será instalada a planta de leite longa vida e na terceira a planta de leite em pó. As obras da nova unidade devem iniciar até o final do ano.
O presidente da Coorlac, Gervásio Plucinski, afirmou que o sucesso da cooperativa está no compromisso dos produtores em viabilizar a cadeia do leite. Ele explicou que a atual indústria chegou ao seu limite e que somente com a nova planta o sistema cooperativo poderá continuar crescendo.
Segundo o vice-presidente da Coorlac, Mário Farina, a construção da unidade é resultado de um processo de investimento que vem sendo feito há cerca de dez anos.
A Coorlac foi criada em 1994, a partir da lei 10.000/93, que definiu a cooperativação da estatal. Já a lei 10.988 destinou à cooperativa o patrimônio. Hoje conta com seis mil agricultores reunidos em 22 cooperativas que se organizam em quatro centrais regionais e uma estadual.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
RS: Coorlac terá fábrica em Erechim
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.