Foi inaugurada dia 28 de maio uma agroindústria de laticínios da Cooperativa de Produção Agropecuária (Coopac) em Contantina, Rio Grande do Sul. Esteve presente na inauguração o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto. Inicialmente, a agroindústria vai produzir vários tipos de queijos, bebidas lácteas e ricota, entre outras iguarias derivadas do leite com a marca Coopac.
Fundada em 1991, por 22 pequenos produtores de leite, a Coopac reúne 850 sócios de oito municípios da região e compra um milhão de litros de leite por mês. "Todo leite é industrializado por uma indústria terceirizada de Taquara", explicou o presidente da cooperativa, Adir Antônio Lazzaretti. Segundo ele, a Coopac repassa aos produtores em torno de R$ 500 mil por mês.
Entre os sócios da cooperativa, estão agricultores familiares com propriedades de 12 hectares, em média, que vivem nos municípios de Engenho Velho, Rondinha, Sarandi, Novo Xingu, São José das Missões, sagrada Família, Lajeado Bugre e Constantina.
Fonte: MDA, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

IDENO PIETROBELLI
TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 30/05/2005
Bela iniciativa da COOPAC de transformar a matéria prima agregando mais valor aos seus produtos. Uma experiencia rica e interessante dos pequenos agricultores daquela região, que merece reconhecimento e elogio.
Ideno Pietrobelli
Coordenador do dep. Técnico da COOPAC de 1991 a 1998
Ideno Pietrobelli
Coordenador do dep. Técnico da COOPAC de 1991 a 1998