A negociação de convênios de cooperação na área de pesquisa animal é o principal fruto da viagem que técnicos gaúchos fizeram aos EUA. O diretor de Registros da Gadolando, José Joel Magalhães, e o diretor-administrativo da Fepagro, José Luiz Rigon, também da Gadolando, participaram da World Dairy Expo 2004, a maior mostra de pecuária de leite do mundo, no estado de Wisconsin.
Segundo Rigon, a Associação Holstein e o Instituto Babcock manifestaram interesse na vacina recombinante contra rinotraqueíte infecciosa bovina, produzida no Rio Grande do Sul. A vacina deve ser encaminhada para registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) até o início de novembro e tem como vantagem o fato de permitir a diferenciação entre animais vacinados e infectados, explica o coordenador da pesquisa, Paulo Roehe.
Em contrapartida, o Estado teria acesso a pesquisas avançadas na área de alimentação do gado leiteiro a base de pasto, o que permitiria melhor rentabilidade ao produtor gaúcho. "Se nós tivéssemos um pouco mais de equipamentos para fazer mais comida aos animais poderíamos disparar em competitividade na produção', acredita Rigon.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.