O laticínio Flor de Rondônia, de Presidente Médici, está tentando buscar um acordo com os produtores através do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Rondônia (Sindleite). Enquanto isso, as indústrias filiadas à entidade decidiram pela total paralisação de suas unidades a partir de hoje. Na última semana em Porto Velho, representantes do governo estadual, Fetagro, Sindleite e produtores rurais tentaram chegar a um acordo.
De acordo com o gerente da Flor de Rondônia, Adelson Coelho Gotardi, o acordo será estabelecido entre empresa e produtores caso seja cumprido o que foi firmado em Porto Velho entre os membros participantes da reunião. "Caso não seja cumprido o acordo entre laticínio, produtores e governo, continuaremos a discutir a proposta inicial", informou.
Em Rondônia existem 57 laticínios que trabalham com Serviço de Inspeção Federal (SIF), num total em todo o estado de aproximadamente 72 empresas.
O Sindleite, preocupado com a situação da crise do setor laticinista no país, na impossibilidade de atender as reivindicações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), está avaliando os atos de confronto entre produtores e carreteiros e o envolvimento de grupos com interesses políticos.
De acordo com o assessor técnico do Sindleite, Dejair Eurípides de Oliveira, as atividades deverão voltar ou não após o próximo dia 29, depois da realização de uma reunião que deverá ocorrer nesta data entre os associados.
"Não pretendemos entrar em confronto com os produtores, não queremos prejudicá-los. A reivindicação dos mesmos é justa, mas neste momento não temos condições de entendê-las. O objetivo dessa paralisação das atividades é tentar apaziguar os ânimos, buscando a boa relação entre produtores e indústria", explicou.
Desde a última segunda-feira, muitos produtores estão acampados na frente do laticínio aguardando que a empresa aumente o valor pago pelo litro do leite. A greve, além de atingir o município de Presidente Médici, estendeu-se para outras 15 cidades.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe MilkPoint
Rondônia: laticínios paralisam atividades
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.