O agricultor familiar José Barbosa, conhecido como Zé da Ponte, de Presidente Médici, Linha 128, mora em Rondônia há 30 anos. Uma das principais fontes de renda da sua propriedade é a produção de leite. Sua produção é de 140 litros diariamente, retirados em uma ordenha. No período das águas a produção chega a 250 litros de leite/dia. Buscando melhorar a produção, o agricultor familiar investiu, juntamente com outros vizinhos, na aquisição de um tanque de resfriamento. O tanque possui capacidade de abastecer e refrigerar 1.500 litros de leite.
"Busco melhorar a renda da propriedade na qualidade do leite, já que é nossa principal fonte de renda", afirmou o produtor.
Há seis anos Barbosa convidou outros seis vizinhos para adquirir o tanque de resfriamento. Segundo ele, em dois anos o implemento foi pago com o dinheiro da produção leiteira. "Atualmente recebemos R$ 0,45 por litro de leite granelizado. O preço poderia estar melhor, mas comparando aos preços que estão sendo pagos pelo leite entregue no tambor, o valor está melhor", considera.
O Mapa determinou que até 2007 toda a produção de leite do estado de Rondônia deve ser granelizada. Segundo técnicos da Delegacia Federal da Agricultura de Rondônia, DFA/RO, o prazo não será prorrogado.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe MilkPoint
RO: Produtor investe em granelização do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.