A produção leiteira fluminense pode chegar neste ano aos 525 milhões de litros, maior marca já atingida no Rio de Janeiro. Alguns fatores, como a melhoria da qualidade do gado, a organização dos produtores e os incentivos fiscais do governo estadual ao agronegócio, são os responsáveis pelo crescimento do setor, cuja produção alcançou 500 milhões de litros de leite em 2004.
Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, a maior capacidade de industrialização, com a ampliação de unidades como as Cooperativas Agropecuárias de Macuco e Barra Mansa, entre outras, e a chegada de novos investidores, como a Leite Canaan, em Macuco, contribuíram muito para esse crescimento do segmento.
A estabilidade do preço do produto nos últimos anos é outro forte motivo para o leite tornar-se um bom negócio. Segundo levantamento da Emater/RJ, em 2004 quase não existiu variação nos valores do leite pago aos produtores no período da seca, de abril a setembro, e no período das chuvas, de outubro a março.
Para Áureo, as cooperativas agropecuárias têm um papel importante. Dos 20 mil produtores fluminenses de leite, 90% deles são cooperativados. Ele aponta ainda que o leite é resfriado em 70% das propriedades em tanques em expansão, caracterizando a evolução da qualidade no processo produtivo e o potencial de crescimento. Existem hoje 34 cooperativas agropecuárias ligadas ao setor leiteiro no Rio de Janeiro.
A Cooperativa Agropecuária Regional de Macuco tem adotado medidas para a garantia da qualidade. De acordo com o responsável técnico pelo controle de qualidade, José Carlos Faria Daflon, foram comprados caminhões isotérmicos e tanques para garantir a qualidade do leite e derivados.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
RJ: produção pode chegar a 525 milhões de litros
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.