Rio Grande do Norte: indústrias cujos produtores não vacinarem contra aftosa não venderão leite ao governo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Rio Grande do Norte começa esta semana a intensificar a fiscalização da campanha de vacinação contra febre aftosa. A informação é do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Iberê Ferreira de Souza. A ação se concentrará inicialmente nas 32 plataformas de usinas de leite existentes no estado, nas grandes propriedades rurais, abatedouros municipais e nas feiras livres.

O secretário explicou que serão visitadas todas as usinas de leite para verificar se possuem a Guia de Transporte de Animais (GTA), emitida a partir de nota fiscal comprovando a aquisição da vacina. As usinas também poderão apresentar cópia da declaração de compra de vacinas. "A usina que não tiver a documentação exigida terá suspenso o pagamento do leite adquirido pelo governo estadual para os programas sociais", alertou Souza. O volume de compra governamental chega a 140 mil litros por dia.

Nas feiras livres, onde é comum o comércio de gado, também será exigida a GTA. "O animal será preso caso o dono não esteja portando o documento", avisou o secretário.

O Rio Grande do Norte começou a vacinação no dia 15 de outubro. A previsão é de uma cobertura vacinal de no mínimo 90% até o final da campanha. O rebanho do estado é 714,7 mil animais. Cerca de 25% já foram vacinados até o momento.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?