Relatório da IDF aponta as principais mudanças do cenário mundial de lácteos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A indústria mundial de lácteos está passando por mudanças oriundas de mercados desenvolvidos menos protegidos, integração entre mercados e crescente competição mundial, de acordo com o presidente do Comitê Permanente de Políticas e Economias Leiteiras da IDF, Adriaan Krijger. Ele divulgou o relatório em uma reunião anual da IDF realizada em Melbourne, Austrália, que contou com a presença de cerca de 700 pessoas de 30 países e regiões.
Com a entrada de 10 novos membros na União Européia, a indústria de lácteos daqueles países está enfrentando um desafio, mas também, criando novas oportunidades de crescimento de mercado.
Os mercados de leite fluido estão caracterizados pela estagnação, mas devem aumentar em mercados emergentes, como China e da Europa Central e Leste Europeu, como resultado de mudanças estruturais.
Produtos de alto valor agregado continuarão também a crescer. Entretanto, alguns dos produtos mais tradicionais, como manteiga, leite condensado e leite em pó desnatado estão estagnando ou até declinando, de acordo com o relatório da IDF.
Já a produção de leite em pó integral, queijos e ingredientes lácteos continua crescendo em mercados estabilizados e em mercados emergentes, de acordo com o relatório.
A produção mundial está se desacelerando significantemente em 2004, de forma que terá um aumento de apenas 3 milhões de toneladas, de acordo com os dados da IDF. A produção mundial de leite neste ano será de 612 milhões de toneladas, de acordo com o relatório. O reduzido crescimento é comparado com um aumento de 80 milhões de toneladas na produção de leite ocorrido na última década desde 1994.
Esta situação é atribuída ao declínio na produção de vacas leiteiras na Europa, América do Norte e Oceania, apesar do crescimento do setor de búfalos, cuja produção agora atinge 15% do total de leite produzido, comparado com 9% de 10 anos atrás. "A produção de leite de búfalo se concentra principalmente na Índia", disse Krijger.
Além de um aumento na produção de bovinos leiteiros na China, está havendo um aumento no fornecimento de leite em outros mercados, onde este é amplamente usado para cobrir as demandas domésticas e não se tornará disponível para cobrir a demanda internacional. "Entretanto, o modesto crescimento na produção na Oceania e o maior crescimento na América Latina podem contribuir para suprir a crescente demanda nos mercados de importação", disse ele.
A IDF é uma entidade industrial internacional com mais de 40 países membros e regiões em todo o mundo. Ela serve como um fórum de discussões e como um centro de troca de informações sobre o setor leiteiro.
Leia aqui entrevista exclusiva feita pelo MilkPoint com Jeremy Hill, do Comitê Neozelandês da IDF.
Fonte: English.eastday.com e News.xinhuanet.com, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.