Reino Unido: supermercados lucram mais com produtos lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os supermercados do Reino Unido tiveram lucros maiores nos setores de leite e queijos durante os últimos 10 anos enquanto as margens dos produtores declinaram a um ponto onde um grande número deles pode não mais conseguir se manter no mercado, de acordo com um relatório realizado pelo Milk Development Council.

Os varejistas aumentaram suas margens com o queijo cheddar maduro, por exemplo, em 60% do preço no varejo, enquanto o preço do leite ao produtor caiu. Os produtores britânicos disseram que o relatório é a evidência mais detalhada do dano na economia rural causado pelo excessivo poder de compra dos supermercados e dos processadores de alimentos.

O conselho alertou que cada vez mais produtores deverão deixar a atividade. Cerca de 11% dos produtores de leite britânicos deixaram a atividade no ano passado, apesar de a produção permanecer alta.

Os autores do relatório investigaram o preço atacadista do leite durante a última década, informação que não tinha sido disponibilizada anteriormente para o público, e identificaram as margens dos varejistas.

O relatório mostra que desde a desregulamentação da indústria e do fim do Milk Marketing Board, há 10 anos, os preços ao produtor do leite têm caído em cerca de 6 centavos de libras esterlinas (10,77 centavos de dólar) por litro, reduzindo a lucratividade dos produtores, apesar da melhora na eficiência. As margens das companhias processadoras durante o mesmo período permaneceram estáveis, flutuando somente 1,5 centavos de libras esterlinas (2,69 centavos de dólar), mas as margens dos supermercados aumentaram de 8 a 10 centavos de libras esterlinas (14,36 a 17,95 centavos de dólar) por litro.

O diretor executivo do Milk Development Council, Kevin Bellamy, disse que o relatório mostrou que os fracos mercados de commodities e a competição entre os processadores levaram os varejistas - e não os produtores - a se beneficiarem dos mais altos preços no varejo. Os preços ao produtor foram direcionados pelos preços das commodities, como o queijo cheddar cremoso e o leite em pó desnatado, que foram sensíveis às taxas de câmbio.

"De forma que é justo dizer que, apesar de os supermercados não terem sido responsáveis por causar a queda nos preços, o relatório mostra que eles tiraram vantagens da situação causada pelo fortalecimento da libra esterlina para aumentar suas margens".

Apesar de o preço ao produtor ter melhorado no ano passado, comparado com 2002, 60% dos produtores de leite do Reino Unido ainda não estão tendo lucros. O relatório diz que a pressão sobre os preços do leite provavelmente continuará como resultado das reformas do próximo ano da Política Agrícola Comum (PAC). "É provável que um número maior de produtores de leite deixe a indústria nos próximos anos".

Fonte: Telegraph.co.uk (por Charles Clover), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?