"Os produtores de leite que abastecem o principal supermercado do Reino Unido receberão um aumento de 20% no preço do leite fresco para ajudá-los a superar as condições desafiadoras do mercado."
Os 520 produtores de leite que compõem o Tesco Sustainable Dairy Group (TSDG) de 15 anos devem ver aumentos de preços de 34,16 p (46,11 centavos de dólar) por litro para 40,84 p (53,56 centavos de dólar) por litro em maio, pouco abaixo do preço atual líder do setor de 41,62 p (54,58 centavos de dólar) por litro sendo fornecido pela Laticínios Meadow Foods. Os produtores da TSDG também verão um aumento provisório de preços em abril para lidar com os atuais níveis sem precedentes de inflação nas fazendas.
Incerteza e volatilidade no setor de laticínios
O preço que a Tesco paga a seus produtores pelo leite é definido trimestralmente de forma independente e leva em consideração insumos como ração, combustível e fertilizante, resultando em um preço que reflete o custo de produção, de acordo com a empresa.
O TSDG foi criado em 2007 para lidar com a incerteza e a volatilidade no setor de laticínios, garantindo aos produtores um preço estável, apesar do que possa acontecer no mercado, além de garantir que os produtores possam investir em melhorias em suas fazendas.
Desde então, a Tesco pagou £ 300 milhões (US$ 393,41 milhões) em preços de mercado para seus produtores de leite, permitindo que eles invistam em saúde e bem-estar animal, iniciativas de redução de carbono e melhorias na biodiversidade. Isso inclui a redução das emissões de carbono nas fazendas em 8,5% desde 2016 e os benefícios da biodiversidade por meio do plantio de ervas, uma mistura que absorve carbono da atmosfera e estimula insetos e vida selvagem.
Comentando sobre o aumento, o diretor comercial de Fresh Food da Tesco, Dominic Morrey, disse que a empresa está satisfeita por oferecer um apoio significativo em um momento tão desafiador.
Bill Higgins, presidente do comitê TSDG, representando Müller, disse: “Após a extrema volatilidade que nós, como produtores, enfrentamos nos últimos meses, a Tesco deu um passo à frente para nos ajudar a adaptar o modelo TSDG para melhor refletir e nos apoiar nesses tempos sem precedentes. Isso só fortalece nosso relacionamento colaborativo de 15 anos.”
Outros aumentos no preço do leite
Outros varejistas também anunciaram aumentos de preços adicionais. A Sainsbury's disse ao seu Dairy Development Group que aumentaria seu pagamento de abril em 4,72 p (6,19 centavos de dólar) por litro para 38,62 p (50,65 centavos de dólar) por litro (um aumento de 14%). A cooperativa disse à indústria que estava pagando aos produtores 37,97 p (49,79 centavos de dólar) por litro pelo leite líquido de abril.
Os anúncios vieram quando a Arla pediu aos varejistas que melhorassem a lucratividade do leite líquido do Reino Unido.
Como parte de seu anúncio de estratégia de crescimento de 5 anos no Reino Unido, Ash Amirahmadi, diretor administrativo da Arla Foods, disse que mais precisava ser feito: “Por vários anos, indicamos que a falta de lucro no leite líquido de marca própria no Reino Unido não é sustentável. Ele oferece pouca ou nenhuma lucratividade para os produtores e é uma categoria do setor de laticínios do Reino Unido onde o mercado não está entregando valor aos produtores. É insustentável.”
A Arla planeja explorar o potencial de exportação de seu leite no Reino Unido como parte de sua estratégia Future26 e iniciou testes para transferir o leite para seus locais de processamento na Europa como forma de suprir suas crescentes vendas internacionais.
As informações são do Dairy Global, adaptadas pela equipe MilkPoint.