Os produtores de leite do Reino Unido têm visto uma queda em sua participação nos preços do leite no varejo, enquanto as margens dos supermercados têm crescido, de acordo com um relatório divulgado na quarta-feira pelo Milk Development Council (MDC).
O relatório apontou uma intensa competição entre os processadores para ganhar contratos com as principais redes de supermercados no ano passado como um fator chave nesta tendência.
"Nenhum processador está dizendo abertamente que os preços extremamente competitivos aos varejistas foram as causas das reduções nos preços ao produtor, mas é amplamente aceito na indústria que este é o caso", informa o relatório.
O relatório foi citado pelos produtores britânicos como um apoio para seus argumentos de que eles merecem uma participação maior nos lucros com as vendas de leite. Os produtores de leite do Reino Unido estiveram envolvidos em bloqueios de fornecimentos de leite nas últimas semanas em protesto contra os baixos preços pagos pela matéria-prima.
"O aperto financeiro dos produtores de leite da Escócia é resultado direto da negociação pelos supermercados de contratos insustentáveis com os processadores, que somente podem ser realizados com o corte nos preços aos fornecedores de leite", disse o presidente da União Nacional dos Produtores (National Farmers Union - NFU) da Escócia, John Kinnaird.
O relatório do MDC disse que as margens brutas do varejo para leite fluido nos primeiros cinco meses de 2005 aumentaram para cerca de 31%, ficando cerca de 3,5% maior do que em 2003. O relatório informou que as margens brutas típicas no varejo de produtos comestíveis devem ficar em torno de 25% a 29% para bens perecíveis.
As principais redes de supermercado do Reino Unido, Asda, Tesco e Sainsbury, renegociaram contratos com os processadores de leite no ano passado. A Asda é uma unidade do Wal-Mart. Três grandes processadores, Robert Wiseman, Arla e Dairy Crest competiram para ganhar os acordos, oferecendo o que todos os analistas da indústria concordaram que eram "preços extremamente competitivos", informou o relatório.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
Reino Unido: produtor tem menor participação nos preços
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.