Reino Unido: Pressão leva à redução nos custos de produção de leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma crescente pressão tanto do mercado doméstico do Reino Unido como do setor de lácteos cada vez mais competitivo da Europa levou recentemente uma série de produtores de leite britânicos a reduzir seus custos de produção.

Em uma tentativa de estabelecer uma visão exata dos custos unitários de produção de leite, o grupo financeiro HSBC, em conjunto com a firma de consultoria britânica ADAS, conduziu uma pesquisa com 97 fazendas de maior porte do Reino Unido.

Os analistas descobriram que embora a maioria dos produtores que participaram da pesquisa tenha conseguido reduzir com sucesso seus custos de produção em uma média de 0,5 centavos de libras esterlinas (0,94 centavos de dólar), dois em cada cinco tiveram seu patrimônio - definido pela ADAS como "o valor dos bens do proprietário depois que todas as responsabilidades tenham sido resolvidas" - reduzida durante o ano passado.

A aproximação da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) da União Européia (UE), que determinará a implementação de pagamentos individuais aos proprietários em 2005 (diferentemente dos pagamentos baseados nas quantidades de produção feitos atualmente), fez com que os produtores procurassem formas alternativas de sustentar suas cotas lácteas.

De acordo com a pesquisa, quase 75% dos produtores envolvidos na pesquisa aumentaram seus gastos com empréstimos - algo que o HSBC acredita ser inevitável na condução de uma reestruturação bem sucedida do setor de lácteos do Reino Unido.

"Os dados confirmam as pressões que atualmente afetam o setor. Tanto a equipe do HSBC como a do ADAS estarão trabalhando com produtores rurais individuais para ajudá-los a revisar seus custos unitários e melhorar sua eficiência", disse o diretor de agricultura do HSBC, Steve Ellwood. "Nós também estaremos compartilhando os dados com fabricantes, processadores, varejistas de alimentos e companhias de food service de forma que eles possam estar totalmente cientes da pressão em nível rural".

Parece, entretanto, que durante os próximos meses os produtores de leite britânicos encontrarão grandes dificuldades para reduzir seus custos operacionais, com maiores custos de combustíveis, energia e seguro colocando mais pressão ainda nos produtores de leite.

O relatório também sugere que a maximização dos retornos do mercado é importante para manter um maior controle dos custos, apesar de esta ser uma área muito difícil para os produtores menores penetrarem. A maioria dos importantes contratos de leite, por exemplo, já foram tomados pelos grandes grupos lácteos, como Arla Foods e Robert Wiseman.

O chefe de administração de negócios da ADAS, Martin Wilkinson, disse que "aqueles que querem permanecer no setor de lácteos precisam diminuir a ineficiência, o que eles somente podem conseguir entendendo a atual posição e determinando uma estratégia para direcionar custos e investimentos no negócio".

Em 25/11/04 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,88120
0,53158 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?