ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reino Unido: preço maior no varejo, mas não ao produtor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2005

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os consumidores britânicos estão pagando mais pelo leite nos supermercados e outros estabelecimentos de varejo recentemente, mas esse aumento não foi repassado aos produtores, de acordo com os resultados de um recente estudo de mercado feito pelo Conselho de Desenvolvimento de Lácteos (Milk Development Council - MDC).

Anunciando os resultados deste estudo, o presidente da União Nacional dos Produtores Rurais (NFU) da Escócia, John Kinnaird, também revelou que foram enviadas cartas aos três principais processadores de leite do Reino Unido, bem como para os principais varejistas, pedindo por uma explicação.

"Existem muitos rumores e mensagens confusas sobre quem está se beneficiando dos aumentos dos preços no varejo para leite fresco e queremos a verdade. Este estudo do MDC esclareceu o que está acontecendo - e confirmou nossas piores suspeitas de que o aumento do preço no varejo que deveria refletir os aumentos de custos dos produtores não está fazendo isso".

O representante do Comitê de Leite da NFU, Willie Lamont, disse que a produção de leite no Reino Unido está agora a mais baixa dos últimos 10 anos e cairá ainda mais a não ser que os preços aos produtores aumentem.

No entanto, um porta-voz da Wiseman Dairies, uma das três maiores processadoras do país, disse que o último relatório anual da companhia mostrou um lucro de 5%. "Isso não é excessivo. Nosso lucro foi de 2 pennies (3,55 centavos de dólar) por litro - menos que o lucro de 2,54 pennies (4,51 centavos de dólar) por litro do ano anterior. Nós pagamos um preço diferencial aos produtores que nos fornecem matéria-prima em comparação com os competidores e refutamos fortemente qualquer sugestão de exploração".

Um porta-voz do Consórcio Britânico de Varejo disse que o relatório exonera os supermercados. Segundo ele, o problema está em outro lugar.

Os processadores e o setor varejista alegam que o relatório do MDC é em grande parte uma mistura de fatos e suposições. Existe uma preocupação particular de que a conclusão do MDC de um aumento médio de 3,5 pennies (6,22 centavos de dólar) por litro pelos supermercados é errada e que nenhuma média pode ser calculada para o mercado intermediário - o MDC afirma que houve um aumento de 2,5 pennies (4,44 centavos de dólar) - o que inclui os distribuidores de porta em porta.

O estudo do MDC afirma que os produtores de leite deveriam ter tido um aumento de 1,5 pennies (2,66 centavos de dólar), mas que, na verdade, o aumento recebido foi de 0,3 a 0,88 pennies (0,53 a 1,56 centavos de dólar) por litro.

O relatório também estima quanto cada um dos três principais processadores britânicos deveriam estar pagando aos produtores, baseado no aumento real que está sendo pago, nos recentes cortes nos preços e no volume de leite fluido que cada um vende em diferentes mercados varejistas. Desta forma, a conclusão é que Arla, Dairy Crest e Wiseman Dairies deveriam estar pagando aos produrores 1,14 pennies (2,02 centavos de dólar), 1,03 pennies (1,83 centavos de dólar) e 1,46 pennies (2,59 centavos de dólar) por litro a mais, respectivamente, considerando todos os supermercados, cadeias intermediárias e entregas a domicílio. No entanto, o aumento real foi de 0,4 pennies (0,71 centavos de dólar), 0,3 pennies (0,53 centavos de dólar) e 0,88 pennies (1,56 centavos de dólar), respectivamente.

A entidade Green Party apoiou as demandas da NFU por ações, dizendo que cerca de 700 produtores de leite da Escócia, ou mais de um terço do total, deixaram a atividade nos últimos cinco anos devido aos baixos preços.

Em 04/08/05 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,77840
0,56230 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Business.scotsman.com (por Fordyce Maxwell), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint