O leite, os queijos e os produtores lácteos poderão, em breve, trazer informações genéricas sobre seus benefícios para a saúde, uma vez que isso foi aprovado por uma equipe de especialistas em saúde e nutrição do Reino Unido.
A indústria de lácteos britânica começou a enviar uma série de propostas para a entidade Iniciativa Conjunta de Declarações sobre Saúde (Joint Health Claims Initiative - JHCI), uma equipe independente de especialistas capazes de validar as declarações sobre saúde dos alimentos, em uma tentativa de ligar oficialmente o consumo de lácteos com seus benefícios para a saúde.
De acordo com a lei atual do Reino Unido, os fabricantes de alimentos são proibidos de declarar que seus produtos podem curar, prevenir ou tratar doenças. Eles podem, entretanto, fazer declarações sobre saúde sobre seus produtos (o que atualmente conta com um código de práticas voluntário), mostrando que são capazes de fornecer evidências científicas suficientes.
"Existem muitos alimentos que trazem benefícios, apesar de ser muito difícil fazer essas declarações de saúde sem infringir a lei", disse o diretor técnico da Dairy UK, Ed Komorowski.
O Conselho de Desenvolvimento de Lácteos (Milk Development Council - MDC), corporação de comercialização apontada pelo governo para a indústria de lácteos do Reino Unido, juntamente com o Dairy Council e a associação da indústria de lácteos britânica, Dairy UK, fizeram solicitações à JHCI a respeito de pelo menos duas declarações genéricas de saúde relacionadas aos produtos lácteos.
A primeira, já registrada no JHCI, refere-se aos queijos. Os britânicos querem declarar que os queijos são benéficos para a saúde e higiene dentárias quando consumidos após as refeições ou após o consumo de aperitivos com açúcar.
A segunda, que já foi preparada, mas ainda não enviada, relaciona o consumo de leite com a manutenção de ossos saudáveis e também no auxílio à prevenção de desordens ósseas, como por exemplo, a osteoporose.
A Dairy UK informa que o consumo de 200 mL de leite pode fornecer cerca de um terço da quantidade recomendada de ingestão diária de cálcio, enquanto o restante pode ser encontrado nos produtos lácteos, como queijos e iogurtes.
Se essas informações forem aprovadas, os produtores de lácteos britânicos poderão usá-las para propostas de publicidade e marketing, bem como no rótulo dos produtos - algo que servirá como uma arma útil na defesa das bebidas lácteas funcionais que estão se tornando mais populares, bem como de alternativas lácteas fortificadas. Além disso, isso também fará com que o leite volte a ser posicionado no varejo como um alimento diferenciado e saudável.
Uma recente pesquisa feita pelo Conselho Europeu de Informações de Alimentos (European Food Information Council - EUFIC), serviço de educação sobre alimentos e saúde localizado em Bruxelas, mostrou que informações genéricas nos rótulos, como "baixo teor de gordura" ou "light" (apesar de não serem classificadas como declarações de saúde) mostraram ser populares entre os consumidores e têm um impacto positivo nas vendas.
Desde 2001, quando o JCHI foi fundado, somente cinco declarações genéricas de saúde foram aprovadas. Para assegurar o endosso da JCHI, a declaração precisa primeiramente ser aprovada perante um comitê de especialistas científicos e legais - um processo que pode levar vários meses.
Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
Reino Unido poderá inserir benefícios do leite nos rótulos dos alimentos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ANDRÉ LUIZ COKELY RIBEIRO
PASSOS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 25/07/2005
Estarei enviando este texto e posteriormente a homepage do MilkPoint à sociedade médica de Frutal-MG para dar o start na campanha a favor do consumo crescente de leite, iniciando aqui na nossa região.
Agradeço ao site pelas informações atualizadas e espero também fornecer o que for preciso à página para promovermos o produto leite e toda a cadeia da qual dependemos.
André Cokely.
Agradeço ao site pelas informações atualizadas e espero também fornecer o que for preciso à página para promovermos o produto leite e toda a cadeia da qual dependemos.
André Cokely.