Um relatório publicado nesta semana alerta que a produção de leite no Reino Unido poderá cair um bilhão de litros até o ano de 2008 se os preços ao produtor não aumentarem. O relatório independente feito pela Coleman Reports foi solicitado pela União Nacional dos Produtores Rurais (National Farmers Union - NFU) da Inglaterra e do País de Gales.
Sua principal conclusão foi que, se houver um declínio nos preços do mercado aberto de leite à medida que o suporte governamental para produtos lácteos cair, a produção no Reino Unido poderá cair em um bilhão de litros dentro de três anos.
Nos últimos e difíceis anos, apesar de o número de fazendas leiteiras e de vacas ter reduzido dramaticamente, aquelas que permaneceram na atividade produziram mais com rebanhos maiores e com maior produtividade. O relatório sugere que em algum momento, a menos que os processadores e supermercados paguem mais pelo leite, os baixos preços afetarão a produção total.
"Apesar de nós termos perdido um quarto das propriedades familiares de produção de leite da Escócia em apenas cinco anos, a produção permaneceu no mesmo nível porque aqueles que permaneceram na atividade adotaram a mentalidade 'expandir ou morrer'. No entanto, a indústria está em uma encruzilhada. Não existem dúvidas de que, como produtores, nós precisamos nos tornar tão eficientes como podemos ser. Entretanto, no final nas contas, o aumento da eficiência fica perdido se o preço do leite é insustentável. De onde vem o dinheiro para re-investir na fazenda?", disse o presidente do comitê de leite da NFU da Escócia, Willie Lamont.
O Reino Unido não é o único local da Europa que está apresentando esta tendência. O número de vacas leiteiras na União Européia (UE) caiu 2,3% para 18,8 milhões no ano passado.
Fonte: Scotsman.com (por Jim Buchan), adaptado por Equipe MilkPoint
Reino Unido: poderá haver queda de produção de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.