Reino Unido: Fragmentação da indústria aumenta vulnerabilidade do setor
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Destacando a fusão entre as maiores processadoras de lácteos da Europa - Arla Foods e Campina - como uma ameaça particular futura, Ellwood, que é chefe do setor de agricultura do HSBC, disse que pretende discutir esse assunto na conferência com 350 participantes com o objetivo de dar um pontapé inicial em uma medida conjunta envolvendo pessoas influentes entre processadores, produtores e indústria.
Ele disse que a indústria de lácteos britânica está enfrentando muitos desafios, como a ampliação da União Européia (UE), a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), e as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) para a retirada das barreiras comerciais internacionais e isso poderá resultar em um mercado doméstico cada vez mais pressionado e competitivo, tanto na produção como no processamento.
Ellwood disse também que a fusão entre a Arla e a Campina criará uma "super-processadora" que gerará uma pressão sobre os produtores e processadores britânicos, especialmente em regiões de produtos de valor agregado e desenvolvimento.
"Entretanto, a fusão proposta pode também trazer oportunidades. Tanto a Arla como a Campina são cooperativas de lácteos e em seus mercados domésticos têm cadeias de fornecimento bem sucedidas e completamente integradas. O desafio para os produtores de leite do Reino Unido, trabalhando com a Arla UK, é encontrar uma forma de aumentar seu envolvimento com a Arla para capitalizar nas oportunidades de fornecimento doméstico que provavelmente surgirão com a fusão".
"Se a indústria de lácteos do Reino Unido conseguir responder com sucesso aos desafios de competição internacional no longo prazo, os participantes do setor terão que trabalhar juntos para manter seu foco naquilo que os consumidores querem e em como oferecer isso".
Segundo ele, uma série de novas iniciativas está atualmente trabalhando para aumentar essa integração de todo o setor. Na Inglaterra, a English Farming and Food Partnerships (EFFP) foi estabelecida para promover o desenvolvimento da Farmer Controlled Businesses, trabalhando com as cooperativas de lácteos e alguns varejistas e companhias de foodservice para identificar oportunidades comerciais. A Scottish Agricultural Organisations Society (SAOS) está exercendo um papel similar na Escócia.
Fonte: Trinity Mirror Plc (por Anna Lognonne), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.