Os últimos resultados do Projeto Leite Escolar do Conselho de Desenvolvimento de Lácteos (Milk Development Council - MDC) do Reino Unido mostraram um forte aumento no número de crianças que escolhem beber leite nas escolas.
Quase 13,5 mil crianças começaram a beber leite no intervalo das aulas durante os meses de janeiro e fevereiro - quatro vezes o número registrado no mesmo período de 2004.
No ano passado, o país teve 37,211 mil novos consumidores de leite nas escolas, 63% a mais do que no ano de 2003.
Até agora, neste ano, mais de 347 escolas de todo o Reino Unido estão participando do Projeto Leite Escolar, comparado com 43 que participavam no mesmo período do ano anterior.
Os benefícios associados com a ingestão de leite nas escolas têm sido reconhecidos há muito tempo e, desde 1998, mais de 200 mil crianças em toda a Grã-Bretanha estão incluídas em esquemas de consumo de leite, representando 7,5 milhões de litros de leite anualmente.
Isso representa não somente uma importante melhoria na saúde das crianças britânicas (em um momento em que o governo está tentando combater a obesidade infantil e promover hábitos saudáveis), mas também, é um importante incentivo para os produtores de leite e a indústria de lácteos.
"É excelente vermos que o leite está se tornando mais popular e isso prova que as crianças estão felizes escolhendo esse alimento como opção", disse a gerente do Projeto Leite Escolar, Diane Cannon.
O leite fornece energia necessária no meio da manhã para crianças que talvez não tenham ingerido um café da manhã substancial e pode também ajudar a melhorar a concentração, o que pode tornar a classe mais alerta, mais receptiva e melhorar a efetividade das aulas.
O leite escolar gratuito foi abolido no Reino Unido nos anos setenta e os esquemas subsidiados ainda disponíveis foram pouco promovidos e se desgastaram ao longo do tempo. Os subsídios da União Européia (UE) recomeçaram em 1996, apesar de que nem todas as escolas qualificadas se beneficiaram disso.
Desde 1998, o Projeto Leite Escolar, que é financiado pelo MDC, vem ativamente promovendo a ingestão de leite nas escolas através de contato direto com as escolas e empregando uma rede de facilitadores em toda a Grã-Bretanha.
Os facilitadores visitam as escolas para realizar pesquisas sobre a disponibilidade de esquemas de leite no intervalo das aulas, além de aconselharem e ajudarem as escolas que querem participar da introdução do leite escolar.
Fonte: Schoolmilk.co.uk, adaptado por Equipe MilkPoint
Reino Unido: Aumenta o número de consumidores infantis
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.