Reino Unido: Arla adverte sobre aumento dos custos

Publicado por: MilkPoint

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A Arla UK, uma das maiores processadoras de lácteos do Reino Unido, alertou que os lucros de 2005 serão prejudicados pela intensa pressão dos custos, destacando o papel crucial do desenvolvimento de produtos lácteos com valor agregado para isolar as margens.

A Arla disse que os aumentos de custos com matéria-prima e energia, juntamente com os agressivos cortes dos preços no varejo, prejudicarão a performance da companhia em 2005. As ações da companhia caíram severamente após essas notícias, que não foram exatamente uma surpresa, considerando que os lucros da Arla nos últimos seis meses, até 31 de março, caíram de 23 milhões de libras esterlinas (US$ 41,67 milhões) para 22 milhões de libras esterlinas (US$ 39,86 milhões), graças a pressões similares de custos.

Entretanto, os problemas da Arla - apesar de seu acordo como único fornecedor de leite para os hipermercados Asda e Wal-Mart - enfatizam a importância de produtos com valor agregado para a indústria de lácteos lutar para conseguir dinheiro.

O uso de marcas tem se tornado uma rota de sucesso. Um relatório recente feito pelo Euromonitor sobre produtos lácteos globais informa que marcas diferentes são cruciais na luta para renovação de grandes categorias compostas de itens tradicionais que se tornaram com freqüência commodities para os consumidores.

Algumas empresas já tomaram atitudes para se reorganizar e comercializar e desenvolver versões com valor agregado para todas as marcas.

A gigante holandesa Campina anunciou que uniria suas unidades de lácteos justamente com esta intenção. Segundo a porta-voz da companhia, Ria Feldman, a empresa investiu bastante em pesquisa e desenvolvimento e isso estava ajudando a desenvolver produtos com valor agregado que torna mais difícil - se não impossível - para os supermercados copiar e vender como marca privada. Produtos recentes que surgiram deste investimento incluem leite fresco Campina, que permanece fresco por uma semana, ou as bebidas lácteas e iogurtes com baixo teor de gordura e calorias Campina Optiwell.

A própria Arla não está alheia a este tipo de tática. A empresa registrou um forte crescimento para seu leite fresco da marca Cravendale e informou que as vendas deste produto estagnaram porque a demanda excedeu a capacidade de produção. O leite Cravendale tem somente 1% de gordura e a Arla disse que está planejando lançar outras variedades, como o leite acrescido de sabor, ainda neste ano.

Este tipo de inovação pode se tornar uma questão de tudo ou nada para os processadores de lácteos durante os próximos anos se as pressões de custos continuarem a aumentar.

Ainda, a produção de leite no Reino Unido deverá cair para mais de 1 bilhão de litros abaixo da cota até 2007/08 devido ao fato de mais produtores estarem deixando a atividade do que o esperado. Este cenário poderá inevitavelmente reduzir as ofertas e aumentar os custos aos processadores, apesar de a Arla estar considerando a redução do preço pago pelo seu leite em um futuro próximo.

Em 16/08/05 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,81190
0,55191 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Dairy Reporter (por Chris Mercer),adaptado por Equipe MilkPoint
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