Regulamentação de orgânicos deve aquecer mercado interno

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As vendas de produtos orgânicos no mercado interno devem crescer nos próximos meses. A expectativa é do secretário-executivo da Câmara Setorial da Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias. Ele coordenou, na última sexta-feira, a reunião da câmara que discutiu o decreto de regulamentação da Lei da Agricultura Orgânica, publicada em dezembro de 2003.

A regulamentação, rotulagem e fiscalização de orgânicos contribuirá para a expansão da comercialização desses produtos no país, afirmou Dias. Durante a reunião, realizada no edifício-sede do Mapa, foram criados grupos de trabalho para participar do processo de regulamentação da lei.

Além do processo de regulamentação, o Mapa criou o programa de desenvolvimento da agricultura orgânica, que cuida da capacitação, fomento, pesquisa e desenvolvimento, promoção comercial e ações para alavancar o consumo interno de produtos orgânicos. De acordo com Dias, o sistema de certificação oficial, com marca e selo exclusivo, vai assegurar ao consumidor que o produto é fiscalizado. As certificadoras, responsáveis por esse trabalho, serão auditadas pelo governo.

O Brasil tem hoje 7,1 mil produtores certificados ou em processo de certificação, conforme dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A área ocupada pela agricultura orgânica é de aproximadamente 170 mil hectares e a taxa de crescimento do setor chega a 20% ao ano.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?