Reformulada, SIG Combibloc quer crescer no mercado de UHT

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Presente desde 2000 no mercado brasileiro, a SIG Combibloc, segunda maior fabricante de sistemas e máquinas de envase de embalagens cartonadas assépticas do mundo, atrás da líder Tetra Pak, mudou recentemente de sede e concluiu reformulações internas, com o objetivo de fortalecer a presença do grupo no Brasil em 2005.

"Durante o último ano, reformulamos a equipe técnica da empresa, que atualmente conta com profissionais nas áreas de projetos, suporte técnico, treinamento, peças de reposição, segurança asséptica e serviços de atendimento e manutenção, além de profissionais alocados nas instalações de clientes", informa Luciana Galvão, gerente de marketing da empresa. Segundo ela, toda a equipe técnica foi treinada na matriz da empresa, na Alemanha, ou em outras locações específicas da Europa. "Isso contribui para reforçar o intercâmbio informações com a matriz, assegurando uma equipe local atualizada tecnicamente e próxima das necessidades dos clientes", completa.

A empresa também procurou reforçar as áreas de vendas e marketing e, em relação ao atendimento a clientes, garante novidades efetivas no mercado brasileiro nesse ano.

Segundo Luciana, os diferenciais da SIG-Combibloc para competir no mercado são a diversidade de formatos e tamanhos e o alto padrão de impressão das embalagens, que permitem o lançamento de novos conceitos de embalagem, para produtos diferenciados. "O sistema oferece também alta produtividade, por meio de máquinas de alta capacidade e flexíveis, que permitem o envase de mais de um volume de produto na mesma máquina de envase, diminuindo espaço e otimizando investimentos", explica.

A empresa aponta ainda outros diferenciais, como o formato de sleeves, em que as embalagens são entregues ao cliente, minimizando perdas de material durante a operação (menos de 1%); o sistema de fechamento combiLift, que oferece alta conveniência de uso, com bom escoamento; e o sistema Six Pack, que facilita o transporte dos produtos pelo consumidor.

Participação de mercado

A SIG-Combibloc, no mundo, obteve lucro operacional (EBITA) em torno de 12% e um faturamento de 1,058 bilhão de Euros. Segundo a empresa, houve grande aumento da participação especialmente nos mercados Asiático, da Europa Oriental e do Leste Europeu, onde linhas de produtos avançados e de inovadores sistemas de fechamento foram lançadas com grande sucesso. Em termos geográficos, a SIG Combibloc está estabelecida, por meio de fábricas ou escritórios, em cerca de 40 localidades ao redor do mundo.

Na América do Sul, os clientes da SIG são a Cooperativa Agrícola y Lechera de Frutillar (Cafra), Unilever e Viña San Pedro, no Chile, e o Grupo Cartellone (Resero) na Argentina. Desde 2002, a empresa vem direcionando investimentos para a região.

No Brasil, a participação ainda é restrita, mas a empresa afirma que terá novidades neste ano. "O mercado brasileiro é formado por muitos fornecedores que utilizam tecnologia e embalagens semelhantes, sendo o mercado de lácteos responsável por uma importante fatia do mercado de embalagem cartonada, além de se encontrar em expansão, ao ritmo de 4 a 5% ao ano", informa ela.

"Na América do Sul, o mercado de lácteos representa 80% do mercado total, seguido por vinhos (9%), bebidas não-carbonatadas (suco, chá e outros) com 8% e atomatados (4%). No Brasil, o mercado de leite tem importância ainda maior, atingindo 90% da produção comercializada em embalagens cartonadas", completa ela.

Para a empresa, neste cenário em que a disputa pela preferência do consumidor acaba ocorrendo por meio do preço, a diferenciação é um desafio para as marcas premium. Estatísticas mostram que existe uma tendência de migração do consumidor para as marcas premium ou para as marcas de maior apelo econômico, numa diminuição de público das marcas intermediárias. "Acreditamos que, a médio prazo, parte dos produtores buscará um novo posicionamento, trabalhando firmemente para aumentar o valor agregado de suas marcas. Novas embalagens serão fundamentais para reafirmar a imagem de produto premium. Uma segunda parte deve permanecer buscando liderança de custo. Qualquer que seja o caminho escolhido, a SIG tem ofertas interessantes", garante.

"A concentração de mercado no Brasil, Argentina e Chile justificam a decisão estratégica de escritórios comerciais nesses países e deverão ser as bases de crescimento da empresa em 2005. A SIG Combibloc está perfeitamente apta a competir nesse mercado, oferecendo alta tecnologia e diferenciais exclusivos", finaliza.

Fonte: MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Ferreira Pinheiro
FERNANDO FERREIRA PINHEIRO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 11/01/2005

Espero que ocorra uma concorrência saudável visando buscar novas tecnologias que beneficiem o consumidor. Tomara que não ocorra uma divisão de monopólio e que as indústrias continuem a depender de apenas alguns fornecedores.
Qual a sua dúvida hoje?