Redução no número de fazendas é fenômeno mundial

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Em todos os países produtores de leite do mundo - com economias, políticas e produção diferentes - estão sendo registradas quedas sustentadas na quantidade de propriedades leiteiras. Isso demonstra que a queda de propriedades leiteiras não responde a somente um parâmetro, mas sim, a diferentes fatores que estão presentes na hora da tomada de decisões por parte dos produtores.

Entre 1999 e 2002, houve uma aceleração da queda de propriedades leiteiras em todos os países analisados.

A rentabilidade e a permanência de produtores leiteiros são fatores relacionados, sendo a diminuição de propriedades leiteiras e sua correlação com propriedades maiores nos últimos 10 anos, um fenômeno mundial. Abaixo estão as estatísticas sobre a evolução da queda na quantidade de propriedades leiteiras em porcentagens anuais:


Essas informações foram retiradas do relatório realizado pelo La voz del Tambo, publicação da Junta Inter-cooperativa de Produtores de Leite da Argentina em sua última edição sob o título de "Evolução da quantidade de propriedades leiteiras e comparação entre Argentina e outros países leiteiros do mundo".

Fonte: Agrodiario.com , adaptada por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luciano M. Redu
LUCIANO M. REDU

OUTRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2004

POR ACASO NESTE ARTIGO NÃO CONSTAVA PERCENTUAL DE REDUÇÃO DE PROPRIEDADES AQUI NO BRASIL E QUAIS SERIAM OS MOTIVOS DA DESISTENCIA DESTE PRODUTORES NESTES DIVERSOS PAISES?

<b>Resposta do MilkPoint</b>

Luciano,

Embora o artigo não mencionasse as razões para a redução, pode-se inferir que tal fenômeno tenha origem nas margens cada vez menores no setor primário, forçando os produtores a aumentar a competitividade para se manter de forma lucrativa no negócio. É sabido que, do montante total gerado pelo agronegócio, uma fatia cada vez menor fica no elo primário, ficando a maior parte para processamento e distribuição.

Também, um outro aspecto que pode afetar é o não-interesse dos filhos de permanecer na propriedade, optando por outras atividades, muitas vezes nas cidades.

Qual a sua dúvida hoje?