Ranking de laticínios 2004 não traz grandes mudanças
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O levantamento contou com uma novidade: houve separação entre o leite captado diretamente de produtores e o leite de terceiros, comercializado entre empresas. Entre as 14 maiores empresas de laticínios, o leite captado de terceiros totalizou mais de 900 milhões de litros, ou 15,7% do total. "É uma quantidade expressiva e o levantamento acertou em separá-lo da produção captada diretamente de produtores", afirma Marcelo P. Carvalho, do MilkPoint.
O fato de ter havido a separação entre leite de terceiros e leite captado diretamente de produtores não permite que se compare a produção média de leite por produtor em 2004 e nos anos anteriores. Em relação a esse item, os dados de 2004 são mais precisos e indicam produção média de 173 litros/produtor/dia, a partir de 76.753 produtores, dos quais 28% estão no sistema Elegê.
A empresa que têm o maior produtor médio continua sendo a DPA, com 508 litros/dia, seguido da Itambé, com 345 litros/dia e os Laticínios Morrinhos, com 300 litros/dia.
Falando das empresas propriamente ditas, a DPA segue folgada na primeira posição, embora praticamente mantendo a captação informada em 2003.
Itambé e Elegê/Avipal aparecem em segundo e terceiros lugares, respectivamente. A Parmalat, com todos os problemas, ainda manteve a quarta posição, com mais de 400 milhões de litros captados no ano, seguida da CCL e Sudcoop.
A Itambé foi a empresa com maior crescimento absoluto em captação, com 79,5 milhões de litros a mais. Porcentualmente, o maior crescimento foi da Confepar, com 63,4%, seguida da Morrinhos, com 31,7%. A maior queda foi da Parmalat.
Clique aqui para ver tabela das maiores empresas de laticínios do Brasil em 2004
Fonte: Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

IBIPORÃ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 11/05/2005
Gostaria de saber se já tem alguma pesquisa recente de leite no Brasil por Estado.
A Dr Rozangela Zocal publicou o Livro ( LEITE EM NUMERO ), Mas nunca mais tive noticia de algo semelhante.
Desde já agradeço
Reinaldo Filgueiras