As duas raças representantes da pecuária leiteira do estado, jersey e holandês, deram um show de qualidade e genética em pista em Esteio, o que deixou os dois jurados norte-americanos, Larry Shimer (jersey) e John Connor (holandês), impressionados com o alto nível dos animais participantes da exposição.
A raça jersey foi a primeira a definir os melhores exemplares da exposição. A grande campeã é também o melhor úbere da exposição, Butiá 23-00 Barber Mamie (box 2650), de Sementes e Cabanha Butiá Ltda, de Passo Fundo. A propriedade de Ronald Bertagnolli levou a maioria dos prêmios da raça e ficou, ainda, com o título de terceira melhor fêmea, campeã leiteira acima de 36 meses, além de quatro campeonatos de categoria.
O leilão de fêmeas jovens, programado para a noite de ontem, foi cancelado, pois a maioria dos animais foi vendida na argola, durante a exposição. O jersey tem mais dois leilões programados, para hoje e amanhã.
Na raça holandesa, a grande campeã, VB 157 Denise Denver (box 2417) é também a campeã vaca jovem. O exemplar pertence à Granja e Cabanha VB, de Eldorado do Sul, de Virgílio Biesdorf.
A reservada de grande campeã foi Rhoelandt 021 Abc Strat Windstar, da Granja Tang, de Orlando Marcos e Itamar Tang, de Farroupilha. E a escolha entre a primeira e a segunda colocada, segundo Connor, foi difícil. Denise Denver ganhou no detalhe: "as duas chamaram minha atenção desde o início, pela alta qualidade, pela conformação leiteira e pelo equilíbrio". No total, Biesdorf ganhou em sete categorias.
Fonte: Diário Popular/RS e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Raças leiteiras já tem campeãs na Expointer
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.