Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Rabobank: preços elevados do leite não garantem margem e custos continuam desafiadores

Rabobank alerta que apesar dos preços mais altos do leite, o crescimento da produção e o cenário de custos com ração continuam desafiadores. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 14/06/2022 - Atualizado em: 10/06/2022 - 7 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A resposta do Rabobank para “Já chegamos lá?”, referindo-se aos picos de preços do leite em pó, é: sim. Parece que os preços globais do leite em pó atingiram o pico durante o primeiro semestre de 2022.

Embora a produção de leite esteja no meio de uma desaceleração significativa, que deve durar pelo menos quatro trimestres consecutivos (do terceiro trimestre de 2021 ao segundo trimestre de 2022), o enfraquecimento das expectativas de demanda está criando o cenário para algumas quedas moderadas nos preços das commodities lácteas durante o segundo semestre de 2022.
 

O excesso de oferta na China está reduzindo as importações de lácteos

O forte crescimento da oferta doméstica de leite no primeiro trimestre de 2022 de 8% no comparativo anual e os altos estoques devido às fortes importações do ano passado estão colidindo com a demanda mais fraca devido aos lockdowns relacionados ao Covid. Isso está criando a condição perfeita para a redução das importações de lácteos chineses.

As importações totais LME (equivalente de leite líquido, excluindo soro de leite) já estão 4% mais baixas nos primeiros quatro meses do ano, com algumas categorias em queda acentuada (soro -40%). Olhando para o futuro, espera-se que a demanda de importação sem soro da China diminua 34% em relação ao ano anterior em 2022
 

A produção de leite deverá se recuperar modestamente nos próximos trimestres

Custos recordes de alimentação e problemas relacionados ao clima impactaram diretamente as margens dos produtores de leite nas regiões produtoras de leite chamada de Big-7 (que inclui União Europeia, EUA, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Argentina e Uruguai) há algum tempo.

Os rebanhos globais estão enfrentando barreiras para crescer, dificultando a recuperação da produção de leite após a atual queda. Se o enfraquecimento dos preços das commodities se traduzir em preços mais baixos ao produtor nos próximos trimestres, isso poderá resultar em uma recuperação menos impressionante.

Pela primeira vez desde 2016, a produção de leite nas regiões exportadoras de lácteos Big-7 contraiu com relação ao ano anterior por três trimestres consecutivos. E o Rabobank prevê que as regiões Big-7 estão a caminho de contrair pelo quarto trimestre consecutivo no segundo trimestre de 2022, algo que não acontecia desde 2012-2013. Espera-se que a produção de leite diminua 1,1% no segundo trimestre de 2022, após uma queda de 1,9% no primeiro trimestre de 2022.

Continua depois da publicidade Agroceres

Um crescimento anual positivo – versus um baixo comparável – é esperado no segundo semestre 2022, resultando em uma perda estimada de -0,5% para 2022. As previsões preliminares para 2023 sugerem um ganho abaixo da tendência de 0,5%.
 

Os preços mais altos do leite ao produtor na maioria das regiões não garantiram o crescimento da produção

Produtores de leite em todo o mundo estão enfrentando preços mais altos de milho e soja e problemas climáticos em certas regiões, principalmente na Oceania e na América do Sul. As pressões inflacionárias gerais no combustível energético e nos salários também estão impactando a lucratividade em todo o Big-7. Apesar dos preços mais altos do leite, o crescimento da produção de leite e o cenário de custos com ração continuam desafiadores.
 

Os custos de alimentação permanecerão elevados em 2022/23

O relatório mais recente sobre o mercado de commodities agrícolas do Rabobank – Agri Commodities markets monthly (ACMR Mensal de maio de 2022) – mostra que as previsões de preços para o milho CBOT tiveram uma leve queda em relação ao relatório anterior, mas ainda estão perto de níveis recordes.

O milho deve atingir o pico no segundo trimestre de 2022 e permanecer acima de 700 USc/bu pelo menos no segundo trimestre de 2023. Enquanto isso, as perspectivas para os preços da soja também permanecem desafiadoras para os produtores de leite, com as previsões sugerindo preços acima de 1500 USc/bu para a soja CBOT para os próximos 12 meses.

Pressões inflacionárias devem desencadear uma demanda menor em países ricos e pobres, já que os consumidores estão sendo atingidos por uma onda de inflação global não vista desde a década de 1970. Embora os consumidores dos países desenvolvidos sejam geralmente mais resistentes a preços mais altos, desta vez o impacto nos preços da energia e dos combustíveis é severo e está resultando em mudanças no comportamento do consumidor.

O consumo de lácteos dos EUA em março caiu 1,3% em relação ao ano anterior em uma base de sólidos totais. Alguns países, como o Reino Unido, já estão implementando medidas para proteger famílias de baixa renda com pagamentos únicos e descontos na conta de energia devido ao poder de compra diminuído.

Na maioria das regiões, os consumidores estão sentindo o impacto da inflação em seu poder de compra de forma significativa. Nos EUA e na UE, a inflação em alta em 40 anos é um choque para o consumidor e impacta desproporcionalmente as famílias de baixa renda. Nos mercados emergentes, a inflação não é nova, mas a gravidade do atual aumento dos preços, especialmente para os países importadores de commodities, foi amplificado pelos efeitos da guerra na Ucrânia e um dólar muito forte. Ainda assim, os altos preços do petróleo podem sustentar a demanda de importação de laticínios para alguns países exportadores de petróleo, como vimos em ciclos anteriores de commodities.
 

Brasil

Queda recorde na produção do primeiro trimestre de 2022 – Os desafios climáticos contínuos impactaram ainda mais a produção de leite nas principais regiões do Brasil durante o primeiro trimestre. Os preços dos grãos permaneceram elevados e há um alívio limitado à vista. Embora os preços do leite ao produtor tenham subido recentemente, as margens dos produtores continuaram sob pressão durante os primeiros meses do ano.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Como resultado, dados preliminares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam uma queda de 10% na produção de leite no primeiro trimestre de 2022 em relação ao primeiro trimestre de 2021.

A redução do rebanho ajuda a explicar o declínio – a produção de leite enfrentou obstáculos significativos desde o início da pandemia. Os altos custos sustentados dos grãos e dois anos consecutivos de chuvas irregulares afetaram a pecuária leiteira. Mas os preços da carne bovina também atingiram níveis recordes nos últimos trimestres, incentivando os produtores de leite a reduzir seus rebanhos ou a deixar o setor por completo. Embora a contagem oficial do rebanho leiteiro do Brasil seja publicada com um atraso significativo, evidências sugerem que é provável uma redução de 10% no rebanho leiteiro nos últimos 18 meses.

Os preços do leite ao produtor aumentaram com a baixa oferta – o declínio acentuado na produção de leite fez com que os preços do leite nas fazendas aumentassem significativamente nas últimas semanas. Os processadores tiveram que pagar preços mais altos do leite ao produtor, mesmo em um ambiente de fraca demanda do consumidor. Os preços de abril registraram um recorde nominal de R$ 2,43/litro médio e devem subir em maio. Os preços podem atingir o pico em julho, à medida que a produção de leite da temporada de fluxo do sul aumenta. 

A demanda do consumidor vai melhorar marginalmente – a inflação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) superou 11% nos últimos doze meses em abril, com alimentos e bebidas aumentando quase 13% no mesmo período. Os consumidores sentiram os impactos da alta inflação no Brasil desde o início de 2021, ajustando os padrões de consumo de acordo. As vendas de lácteos no varejo caíram cerca de 6%, segundo fontes do setor.

No entanto, a demanda deve começar a se estabilizar nos próximos meses, à medida que o desemprego diminui e a inflação começa a atingir o pico. Pode haver alguma recuperação da demanda no terceiro trimestre de 2022. As projeções econômicas foram revisadas recentemente para cima e o Brasil pode apresentar um crescimento mais forte do que o esperado no segundo semestre de 2022. No entanto, a demanda continuará tendo um desempenho inferior até que a inflação recue.
 

Uma moeda mais forte ajuda a aumentar as importações no segundo semestre 2022

As exportações devem se recuperar no segundo semestre do ano com o aumento dos preços domésticos do leite e a recuperação do Real com relação às baixas vistas no quarto trimestre de 2021. Se os preços do leite ao produtor continuarem altos no Brasil, algumas importações adicionais do Mercosul são esperadas.
 

A janela de exportação se fechou para o Brasil

Com os atuais preços internacionais e taxas de câmbio, as exportações brasileiras perderam competitividade e não devem contribuir para os fluxos comerciais globais de maneira significativa durante o terceiro trimestre de 2022.

As informações são do Rabobank, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?