Queijos Quatá: reestruturação para exportar

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Queijos Quatá, uma das maiores fabricantes de queijos do mercado nacional, promove uma série de mudanças estratégicas e estruturais, ao completar seu 15º ano. A empresa decidiu implementar um plano para profissionalizar sua administração e contratou a BMI - Business Management Institute, empresa de gestão empresarial do Grupo Chieko Aoki.

Como resultado do trabalho de consultoria da BMI, houve uma redução considerável de seus custos, em torno de 6,5%; um aumento na produtividade, hoje em torno de 600 toneladas por mês de cerca de 90 itens, e uma estruturação na área comercial e de novos negócios para buscar o pequeno varejo e se preparar para começar a exportar.

"Com as recentes fusões das grandes redes varejistas o poder de negociação da indústria diminuiu muito e a disponibilidade de prateleiras vem ficando cada vez mais restrita. Para mantermos nossos bons resultados a única saída apontada pela BMI é ampliar nossa distribuição buscando o pequeno varejo, como restaurantes, padarias, mercearias e casas de frios. Temos agora uma área comercial exclusivamente voltada para este mercado, sendo que anteriormente estávamos voltados quase que exclusivamente para os grandes clientes", diz José Henrique Zorzetto, presidente da Queijos Quatá. "Além disso, planejamos ingressar no mercado internacional, começando pela América Latina e depois partindo para o continente africano. Já tivemos consultas de empresas interessadas nos nossos produtos e em breve nossos queijos estarão nas mesas de outros países", acredita.

Segundo ele, a decisão de contratar a BMI partiu da necessidade de transformar uma gestão de perfil familiar em uma gestão profissionalizada. A partir do trabalho de consultoria estratégica, a empresa vem estruturando uma nova política comercial e encontrando novas formas de gestão, controle de custos e estratégias de negociação.

As reestruturações promovidas na Quatá foram fundamentadas, de acordo com seu presidente, em uma racionalização na utilização de recursos, o que incluiu a redução no número de plantas industriais de nove unidades em 2000 para cinco unidades no ano passado e a priorização de produção de produtos de alto valor agregado. A concentração da produção em um número menor de fábricas foi possível, segundo Zorzetto, por conta da melhoria na qualidade do leite no campo, a refrigeração e a granelização em grandes volumes, o que permitiu transportar a matéria prima em maiores distâncias e ocasionou uma equalização nos preços do leite, deixando de ser vantajoso comprar de diversos fornecedores.

"A metodologia implantada pela BMI vem sendo focada não apenas na análise dos gastos, mas na qualidade do desembolso. A empresa conseguiu reduzir custos, se capitalizar e está pronta para expandir suas vendas para novos mercados, o que certamente a conduzirá para atingir suas metas de ampliação de market share", conclui Raimundo de Sousa, consultor da BMI.

Fonte: Assessoria de Imprensa Queijos Quatá, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

rosario marcondes de souza
ROSARIO MARCONDES DE SOUZA

BOM JESUS DOS PERDÕES - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/01/2013

Informação muito importante para adequar-se ao mercado atual, diversificando os clientes.





Moro em Bom Jesus dos Perdões, onde a Quatá adquiriu uma planta completa de produção de leite condensado, talvez para aumentar o valor agregado ao produto fabricado.





Sou Secretário de Adm. e Finanças da Prefeitura e quero congratular-me com a Quatá pela aquisição dessa fábrica onde minha filha trabalhou mais de um ano como gerente de produto, antes de pós graduar-se e dedicar-se a consultorias livres a outras indústrias da região.





Gostaria de saber, se possível, quem estaria no comando dessa planta em Bom Jesus dos Perdões para futuro contato para verificar a necessidade de mão de obra atual ou futura para que a Prefeitura possa treinar os jóvens da cidade para possíveis vagas nessa empresa.











Obrigado





Rosário
Qual a sua dúvida hoje?