Queijos deverão direcionar exportações de lácteos da Austrália
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
As exportações de lácteos da Austrália aumentarão 8%, para A$ 2,4 bilhões (US$ 1,82 bilhões) em 2004/05. A categoria de maior crescimento será a dos queijos, cujas exportações deverão aumentar 8,5%, para 235 mil toneladas.
"A demanda por queijos no Japão e na Europa Ocidental deverá permanecer relativamente forte em curto prazo. Isso deverá continuar a fornecer um suporte aos preços dos queijos nos mercados internacionais" afirma o estudo.
Com os produtores de leite australianos devendo direcionar mais leite doméstico para a produção de queijos, as exportações de manteiga, leite em pó integral e leite em pó desnatado não apresentarão aumentos tão significantes como as de queijos.
As exportações de manteiga deverão aumentar 5%, enquanto as de leite em pó integral deverão aumentar 3% e as de leite em pó desnatado, 5%.
A ABARE disse que apesar de os preços internacionais dos produtores lácteos terem aumentado significativamente, os preços do leite ao produtor na Austrália não apresentaram aumento devido ao fortalecimento do dólar australiano. Com a expectativa de a moeda local aumentar mais 4% em 2004/05, os aumentos nos preços ao produtor ficarão em cerca de 9%, para uma média de 29 centavos de dólar australiano (22 centavos de dólar) por litro.
A produção de leite também deverá continuar se recuperando gradualmente, aumentando cerca de 3%, para 10,4 milhões de litros, graças às melhores condições sazonais e à disponibilidade de água devido às pastagens mais verdes.
Fonte: News.com.au, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.