A qualidade do leite é uma pauta sempre em discussão no setor, que permeia todos os elos da cadeia produtiva. Uma matéria-prima de qualidade com bons parâmetros microbiológicos e físico-químicos além de atender a legislação vigente, tem impacto direto na fabricação de derivados nos laticínios e na inocuidade do produto final.
Um leite de boa qualidade começa no campo com boas práticas de manejo, bem-estar e conforto animal. Doenças recorrentes no rebanho leiteiro, como a mastite bovina, afetam diretamente o desempenho econômico das fazendas leiteiras.
Os custos relacionados aos casos de mastite incluem não apenas o volume de leite descartado e medicamentos, mas também o quanto a vaca deixa de produzir, bem como as alterações nos componentes e composição do leite. Além disso, também há a questão da precificação pela qualidade.
Dessa maneira, a produção de leite com qualidade e o controle da mastite no rebanho afetam diretamente a lucratividade das propriedades leiteiras. Embora cada fazenda tenha suas peculiaridades, existem aspectos e conceitos gerais que auxiliam os produtores na otimização de custos relacionados à qualidade do leite.
De qual forma os parâmetros como a CCS do tanque podem ser utilizados como indicadores econômicos? Quanto custa uma mastite? Qual o impacto do descarte de animais e leite nas margens de lucro das propriedades? O que controlar e medir? Como otimizar custos? Afinal, quanto custa produzir um leite de qualidade?
Para explorar mais o assunto, Marcos Veiga, Professor Titular do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ-USP e Coordenador do QUALILEITE-FMVZ-USP, Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite, abordará no dia 04/04 em sua palestra no MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade, conceitos sobre qualidade do leite e sua relação com rentabilidade das fazendas.
Com o objetivo de mostrar que o leite pode ser um bom negócio, transformando conhecimentos e parâmetros técnicos em lucratividade, o MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade acontecerá online nos dias 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04 e contará com palestras de profissionais referência na pecuária leiteira do Brasil e casos de produtores de sucesso.
Se você ainda não fez a sua inscrição, inscreva-se! Acesse o site do evento e confira a programação completa. Quer ter um leite rentável? O Feras da Rentabilidade é para você!
Aproveite para conferir alguns artigos sobre qualidade do leite e rentabilidade do Professor Marcos Veiga para o MilkPoint:
- CCS do tanque: bom indicador econômico para fazendas leiteiras?
-
Mastite subclínica reduz a produção de leite e o retorno econômico