Programa Leite das Crianças atendeu 159.800 crianças no PR

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O programa Leite das Crianças obteve resultados que superaram as expectativas no Paraná. Nos 20 meses de existência do programa, todos os 399 municípios do estado foram atendidos, beneficiando quase 160 mil crianças de seis a 36 meses de idade com um litro de leite por dia. O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, ressaltou que o programa foi criado para reduzir a desnutrição infantil.

Pessuti afirmou que o programa é uma oportunidade para o Paraná crescer. "Se de um lado fornece leite pasteurizado, enriquecido e de alta qualidade a crianças carentes, por outro lado, estimula o desenvolvimento da pecuária leiteira", explica.

O produto, distribuído a famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo, possui teor mínimo de gordura de 3% e é enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

Desde o início do programa, em maio de 2003, foram comprados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por meio da Ceasa, mais de 30 milhões de litros de leite e mais de duas toneladas de Premix (concentrado de minerais e vitaminas). A expectativa do governo era que 157 mil crianças fossem atendidas até novembro do ano passado. O relatório divulgado em dezembro mostrou que 159.800 crianças estão recebendo o leite diariamente.

Nos últimos dois anos, o número de desnutridos no estado caiu até 90% em alguns municípios, segundo a Secretaria da Saúde, responsável pela avaliação nutricional das crianças atendidas. Já foram avaliadas 15,9 mil crianças e o índice de desnutrição está diminuindo.

Produtores

Além disso, a secretaria já liberou mais de R$ 8 milhões em investimentos para produtores de leite, associações de produtores e instalações de mini-usinas que abastecem o programa. A Seab está realizando, em parceria com outros órgãos, o cadastramento de mais de 13 mil produtores para poder apoiá-los na melhoria do processo produtivo.

O governo busca, agora, aumentar a qualidade do leite distribuído pelo programa. Já foram coletadas 27.891 amostras do produto e realizadas 139.455 análises que estão retornando aos laticínios, técnicos e produtores. "A intenção é mostrar ao produtor como produzir em quantidade, sem perder a qualidade", explicou o diretor-geral da Seab, Newton Pohl Ribas. Em parceria com o Paraná Esportes, a Secretaria da Agricultura possibilitou a distribuição de 1.485 freezers para as escolas que participam do programa.

O coordenador do programa Leite das Crianças Osmar Buzinhani comemorou os números do programa, no III Seminário de Qualidade do Leite das Crianças, realizado em meados de dezembro. "Podemos medir o sucesso do programa acompanhando a evolução de todos os segmentos envolvidos. Percebemos melhoria nas propriedades rurais, na distribuição do produto, nas escolas, nos laticínios, nas unidades básicas de saúde e no preço do leite, que pelo segundo ano consecutivo, em época de safra, não caiu como nos anos anteriores".

Fonte: Agência Estadual de Notícias/PR, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rafael longo
RAFAEL LONGO

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/01/2005

Espero que esta idéia ultrapasse fronteiras e se torne uma realidade pra todas as crianças do nosso Brasil.
Antonio da Silva
ANTONIO DA SILVA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 05/01/2005

Parabenizo o Estado do Paraná, na pessoa do Sr. Orlando Pessuti - Secretário da Agricultura e do Abastecimento, pelo sucesso do "Programa Leite das Crianças".

Com apenas 20 meses de existência, o programa atende 159.800 crianças, e beneficia aproximadamente 13.000 pequenos produtores. Este é mais um bom exemplo de iniciativas de sucesso, e que fomenta um dos mais importantes segmentos que é o da Produção Leiteira.

Os investimentos para a melhoria contínua do processo produtivo, o envolvimento de varios setores da sociedade, a redução do indice de desnutrição da criança, a relação custo beneficio, justifica todo empenho do Governo do Estado para implementar e consolidar um programa como este.

Crianças com um mínimo de alimentação diária crescerão nutridas, ficarão menos doentes, causarão menos despesas, se tornarão, com certeza, adultos mais produtivos e com orgulho da sua existência.

Isto é "Medicina Preventiva".

Antonio da Silva
Qual a sua dúvida hoje?