Programa Leite das Crianças atendeu 159.800 crianças no PR
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Pessuti afirmou que o programa é uma oportunidade para o Paraná crescer. "Se de um lado fornece leite pasteurizado, enriquecido e de alta qualidade a crianças carentes, por outro lado, estimula o desenvolvimento da pecuária leiteira", explica.
O produto, distribuído a famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo, possui teor mínimo de gordura de 3% e é enriquecido com ferro e vitaminas A e D.
Desde o início do programa, em maio de 2003, foram comprados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por meio da Ceasa, mais de 30 milhões de litros de leite e mais de duas toneladas de Premix (concentrado de minerais e vitaminas). A expectativa do governo era que 157 mil crianças fossem atendidas até novembro do ano passado. O relatório divulgado em dezembro mostrou que 159.800 crianças estão recebendo o leite diariamente.
Nos últimos dois anos, o número de desnutridos no estado caiu até 90% em alguns municípios, segundo a Secretaria da Saúde, responsável pela avaliação nutricional das crianças atendidas. Já foram avaliadas 15,9 mil crianças e o índice de desnutrição está diminuindo.
Produtores
Além disso, a secretaria já liberou mais de R$ 8 milhões em investimentos para produtores de leite, associações de produtores e instalações de mini-usinas que abastecem o programa. A Seab está realizando, em parceria com outros órgãos, o cadastramento de mais de 13 mil produtores para poder apoiá-los na melhoria do processo produtivo.
O governo busca, agora, aumentar a qualidade do leite distribuído pelo programa. Já foram coletadas 27.891 amostras do produto e realizadas 139.455 análises que estão retornando aos laticínios, técnicos e produtores. "A intenção é mostrar ao produtor como produzir em quantidade, sem perder a qualidade", explicou o diretor-geral da Seab, Newton Pohl Ribas. Em parceria com o Paraná Esportes, a Secretaria da Agricultura possibilitou a distribuição de 1.485 freezers para as escolas que participam do programa.
O coordenador do programa Leite das Crianças Osmar Buzinhani comemorou os números do programa, no III Seminário de Qualidade do Leite das Crianças, realizado em meados de dezembro. "Podemos medir o sucesso do programa acompanhando a evolução de todos os segmentos envolvidos. Percebemos melhoria nas propriedades rurais, na distribuição do produto, nas escolas, nos laticínios, nas unidades básicas de saúde e no preço do leite, que pelo segundo ano consecutivo, em época de safra, não caiu como nos anos anteriores".
Fonte: Agência Estadual de Notícias/PR, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/01/2005

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 05/01/2005
Com apenas 20 meses de existência, o programa atende 159.800 crianças, e beneficia aproximadamente 13.000 pequenos produtores. Este é mais um bom exemplo de iniciativas de sucesso, e que fomenta um dos mais importantes segmentos que é o da Produção Leiteira.
Os investimentos para a melhoria contínua do processo produtivo, o envolvimento de varios setores da sociedade, a redução do indice de desnutrição da criança, a relação custo beneficio, justifica todo empenho do Governo do Estado para implementar e consolidar um programa como este.
Crianças com um mínimo de alimentação diária crescerão nutridas, ficarão menos doentes, causarão menos despesas, se tornarão, com certeza, adultos mais produtivos e com orgulho da sua existência.
Isto é "Medicina Preventiva".
Antonio da Silva