Programa de abandono da produção de leite dos EUA retira 422 mil toneladas do mercado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A iniciativa dos produtores de leite dos Estados Unidos chamada Cooperativas Trabalhando Juntas (Cooperatives Working Together - CWT), que tem como objetivo aumentar o preço do leite anunciou, na última quarta-feira, dia 24, que aceitará 378 ofertas de produtores que querem liquidar seus rebanhos leiteiros, representando aproximadamente 51,7 mil vacas. Essas retiradas removerão 422,29 milhões de quilos de leite do mercado, ou 0,55% de todo o fornecimento daquele país, ajudando a estabilizar os preços pagos aos produtores, que têm declinado nos últimos meses.

O primeiro programa de retirada de rebanhos da CWT foi implementado em 2003, quando 299 pedidos, representando 275,784 milhões de quilos de leite, foram aceitos. No mês passado, 732 pedidos foram enviados para o programa. A CWT aceitará 52% dos pedidos enviados.

O presidente e diretor executivo da Federação Nacional de Produtores de Leite (National Milk Producers Federation - NMPF), Jerry Kozak, disse que, assim como no ano passado, o programa de retirada de rebanhos de 2004 ultrapassará as metas iniciais da CWT para este ano.

"Nós começamos com a intenção de reduzir a oferta de leite em 394,65 milhões de quilos e, de fato, ultrapassaremos a meta em 7% sem adição ao orçamento do programa. Nós também excedemos nossa meta para vacas a serem removidas em quase 2,70 mil. E ainda, vamos novamente cumprir com nossos limites regionais de proteção, significando que nenhuma região do país sofrerá uma perda desproporcional de fornecedores de leite", disse ele.

Segundo as diretrizes da CWT, níveis de proteção foram estabelecidos para cinco regiões separadas do país, limitando o total de retirada de produtores possível em cada. Os limites são mais rígidos no nordeste, sudeste e meio-oeste e mais livres no sudoeste e oeste dos EUA.

Com o objetivo de garantir a integridade do processo de retirada de rebanhos leiteiros, essas fazendas cujas ofertas foram temporariamente aceitas serão, em breve, contatadas pelos auditores de campo da CWT, imediatamente antes destes auditores visitarem cada fazenda. Este processo continuará até que todas as fazendas sejam auditadas. Os produtores precisam mandar seus animais para abate logo após a auditoria.

A CWT está sendo financiada por cooperativas de lácteos e produtores individuais de leite, que contribuem com 5 centavos por 100 libras (11 centavos por 100 quilos) em sua produção de julho de 2004 a junho de 2005. Mais de 70% dos fornecedores de leite do país estão contribuindo com o programa. O dinheiro levantado pela CWT será repartido entre o programa de retirada de rebanhos e o programa de Assistência a Exportações, que ajuda a apoiar as vendas externas de manteiga e queijos.

Fonte: Federação Nacional de Produtores de Leite (National Milk Producers Federation - NMPF), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?