Com base nos dados de vendas oriundos de supermercados e lojas de alimentos, drogarias e comerciantes em massa dos EUA, com vendas anuais de US$ 2 milhões ou mais, houve um aumento na "introdução de produtos que se encaixam na tendência ‘free-from’ (“livre de”) na indústria de alimentos e bebidas em geral", revelou o relatório do Packaged Facts.
Exemplos desta tendência incluem o Arctic Zero, que promove seu menor teor de açúcar e o uso de fruta do monge (monk fruit) como adoçante. "Em 2015, nosso negócio dobrou com relação a 2014, e em 2016, dobraremos novamente", disse Amit Pandhi, CEO da Arctic Zero.
Houve também uma série de lançamentos de sorvetes probióticos no ano passado, como Foxy's Thoughtful Ice Cream e Brio, que estão posicionando seu sorvete como um lanche ao invés de apenas uma sobremesa.
As principais afirmações nos rótulos desses produtos são a ausência de organismos geneticamente modificados (OGM), ausência de glúten e feito com leite sem rBGH”, referindo-se ao hormônio usado para aumentar a produção de leite.
Além do sorvete "free-from" e "better-for-you", "houve um aumento nos lançamentos e vendas de gelato e sorvetes super premium" segundo o relatório. "O mercado de sorvetes e outras sobremesas congeladas é, como tem sido por muito tempo, um mercado extremamente maduro, com pouco espaço para crescimento. Ocasionalmente, um novo produto vai causar um agito que aumenta as vendas, mas geralmente o sucesso de um novo produto vem à custa de produtos já existentes, ao invés de vir como vendas agregadas para a categoria global”.
Mas para a indústria de sobremesas congeladas em geral, tem havido crescimento nas vendas. No ano de 2016, houve um aumento de 3,1% nas vendas de sorvete e outras sobremesas congeladas nos EUA no varejo, atingindo US$ 12 bilhões. De 2012 a 2016, o aumento das vendas no varejo é estimado em 4%, para uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 1%. Quando combinado com o setor de food services (que também pode vender produtos embalados), o mercado aumentou quase 5% no mesmo período, com um CAGR de 1,1%.
As vendas podem estar em um aumento constante, mas de acordo com dados da Packaged Facts, em termos totais de famílias usando o produto, as "taxas de uso de sorvetes e sobremesas" congeladas têm visto declínios em vários graus nos últimos anos.
Curiosamente, uma categoria que mostrou crescimento foi a de sobremesas congeladas não lácteas - espelhando dados da Nielsen publicados recentemente. No relatório da Nielsen, as vendas no varejo norte-americano de sorvetes não lácteos aumentaram 43,7% para US$ 75,2 milhões nas 52 semanas até 28 de maio de 2016, à medida que mais consumidores estão compram produtos à base de amêndoas e coco.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.