Produtos lácteos determinam resultados da Nestlé

Publicado por: MilkPoint

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Os produtos lácteos continuam sem um importante direcionador de crescimento para o gigante do setor de alimentos de bebidas da Suíça, Nestlé, apesar da alienação de uma série de bens e das condições climáticas desfavoráveis que afetaram as vendas durante a primeira metade do ano.

As vendas de produtos lácteos e sorvetes representaram 60% do crescimento nas receitas da empresa na primeira metade de 2004, disse a Nestlé na semana passada, reportando um aumento de 2,5% nas vendas, para 42,4 bilhões de francos suíços (US$ 33,37 bilhões). As vendas na primeira metade de 2003 permaneceram virtualmente iguais às do mesmo período do ano anterior.

Este crescimento representa cerca de 1 bilhão de francos suíços (US$ 787,22 milhões) a mais nas vendas da Nestlé, sendo que cerca de 616 milhões de francos suíços (US$ 484,92 milhões) são provenientes de produtos lácteos e sorvetes. As vendas totais para esta divisão aumentaram 5,5%, para 11,6 bilhões de francos suíços (US$ 9,13 bilhões), apesar das condições climáticas desfavoráveis terem gerado impacto nas vendas de sorvetes.

Ajudada por estes aumentos, a Nestlé conseguiu elevação no lucro operacional de 2%, para 2,8 bilhões de francos suíços (US$ 2,20 bilhões), também obtendo ganhos de seu programa de racionalização. O diretor executivo da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe, descreveu a performance como reanimadora, diante dos altos preços das matérias-primas, das condições climáticas desfavoráveis e das condições complicadas de comércio na Europa Ocidental. Ele disse que são esperados aumentos na segunda metade do ano.

Enquanto fatores como clima, fortalecimento da moeda suíça e economia global - sobre os quais a companhia tem pouco controle - inevitavelmente influenciarem o fato de a Nestlé conseguir ou não atingir as metas de crescimento, a multinacional pode pelo menos tomar algumas atitudes para melhorar sua performance através de aquisições e vendas.

Por exemplo, a compra da companhia de sorvetes dos EUA Dreyer's há dois anos foi um dos principais direcionadores do crescimento na divisão de lácteos, parte da ampla resolução da companhia de reduzir a exposição a commodities voláteis e aumentar a gama de produtos de valor agregado.

Esta estratégia levou recentemente à venda das unidades de produtos lácteos resfriados e leite UHT que a empresa tinha na Turquia e à terceirização da marca funcional LC1 na Alemanha. A empresa também tem expandido novos negócios. Por exemplo, a Nestlé expandiu sua joint venture com a neozelandesa Fonterra estabelecendo novas parcerias em Equador, Colômbia e Trinidad e Tobago.

Em 24/08/04 - 1 Franco Suíço = US$ 0,78722
1,27030 Franco Suíço = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
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