Produtores ingleses se diversificam buscando lucratividade

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A queda nos rendimentos na indústria de lácteos do Reino Unido está forçando os produtores a diversificarem e expandirem.

Uma pesquisa independente com os produtores presentes no Dairy Event, realizado em Stoneleigh no mês passado, mostrou que as pressões financeiras dos últimos cinco anos fizeram com que quase metade dos produtores de leite britânicos desenvolvesse outra fonte de renda - e outros planos. As alternativas incluem turismo, trabalhos fora da fazenda, agregação de valor na produção e esquemas ambientais.

O diretor executivo da Royal Association of British Dairy Farmers, Nick Everington, disse que a pesquisa mostrou que alguns produtores podem usar essa renda extra para subsidiar a produção de leite. "Há uma preocupação geral que os produtores de leite usem a renda oriunda da diversificação e dos pagamentos Single Farm Payments para subsidiar a produção de leite, o que não ajudará no desenvolvimento de uma indústria de lácteos sustentável".

Everington disse que os produtores estão incertos com relação ao futuro da agricultura. A maioria quer ficar na indústria, mas quase 60% escolheriam uma carreira alternativa se pudessem escolher novamente e a maioria aconselhará a próxima geração a não permanecer no setor agropecuário. "Isso é uma preocupação geral quando se pensa no futuro da indústria".

Quase metade dos entrevistados disse que expandiria seus negócios nos próximos cinco anos. Somente 8% disseram que sairiam da atividade. Dos 548 produtores entrevistados, 43% disseram que tinham a intenção de expandir - uma proporção similar à do ano passado.

A mão-de-obra é a principal preocupação de 47% dos produtores, mas dois terços sugeriram que eles poderiam dividir a mão-de-obra e os equipamentos como uma solução. A legislação ambiental, bem como saúde e bem-estar animal são outras duas grandes preocupações.

Everington disse que existem potenciais conseqüências de rebanhos maiores, melhores performances e carência de mão-de-obra. Ele disse que a pesquisa aleatória com produtores, que tinham em média 40 anos de idade e vinham de uma ampla extensão geográfica, envolveu tomadores de decisão pró-ativos que provavelmente estarão envolvidos na indústria de lácteos no médio prazo. Porém, dois terços deles não sabiam quanto custa produzir leite e quase 30% disseram que seus custos excediam o atual preço do leite.

Os supermercados estão sendo vistos entre as maiores ameaças, com três em cada quatro produtores expressando preocupação. Metade deles classificou o governo como a maior ameaça.

As opiniões ficaram igualmente divididas em assuntos relacionados à Política Agrícola Comum (PAC). Quase metade usará o novo Single Farm Payment como parte de sua renda da fazenda, um terço disse que esse pagamento seria administrado separadamente, e o restante ainda não decidiu como agirá.

Fonte: IC Wales, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?