Produtores formam associação em Juiz de Fora, MG

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite de Juiz de Fora estão se unindo para aumentar a produção na cidade. Ontem, em reunião no Instituto Cândido Tostes, representantes de três cooperativas do município de Humaitá (Copluma), Torreões e Paulo Lima - oficializaram a criação da Central de Cooperativas Agropecuárias do Sudeste Mineiro (Cecop). A entidade já reúne cerca de 360 produtores, mas, de acordo com o presidente da Cecop, José Eduardo Ferraz, a promessa é aumentar o número de cooperados. Uma das metas é dobrar a produção de leite de 12 mil/dia para 30 mil litros por dia. A previsão é que, até 2007, chegue a um milhão de litros. A cidade consome hoje cerca de 40 mil litros de leite por dia. "Queremos atender todo o mercado interno e começar a exportar", disse Ferraz.

O principal objetivo da junção é facilitar a compra de insumos para os animais, tanto rações como medicamentos veterinários. "Com um pedido maior, os preços diminuem", afirma. Para o consumidor, no entanto, o valor do litro do leite permanece o mesmo. "Há quase dois anos não há reajuste no leite e pretendemos manter os mesmo preços com a formação da cooperativa."

Toda a produção da Cecop, atualmente, está sendo enviada para o Cândido Tostes, onde o leite é processado e comercializado para o consumidor. O grande problema, segundo Ferraz, é que a fábrica possui maquinários antigos e não suporta mais aumento de demanda. "Precisamos de, pelo menos, R$ 1 milhão em investimentos para melhorar e aumentar nossa produção". O presidente da cooperativa disse, ainda, que várias reivindicações estão sendo feitas para as diversas esferas de poder. "Já fizemos contato com representantes dos governos federal e estadual e aguardamos respostas."

Na reunião de ontem, cerca de 15 produtores reivindicaram junto ao vereador Rodrigo Mattos (PSDB), presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor da Câmara, melhorias para o setor. Entre os pedidos, arrumação de estradas de acesso às propriedades rurais, melhorias na fiscalização municipal e aragem de terras produtivas. "Vamos usar a força política para ajudar, ao máximo, todos os produtores da cidade", garantiu o vereador.

Fonte:Tribuna de Minas, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?