Produtor mineiro perde concorrência para o Sul

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os preços do leite e derivados deram um salto nos últimos 30 dias, impulsionados pelo período de entressafra. O momento que seria propício para os produtores mineiros aumentarem as margens de lucro foi freado pela concorrência das indústrias do Sul do país, que operam a todo vapor, inserindo o produto com preços bem mais competitivos no mercado paulista, maior comprador nacional. Para o consumidor, não há muita coisa a fazer, a não ser esperar o início da safra em outubro.

Para o assessor econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sérgio Avellar, o que mais preocupa o setor é a recomposição das margens de lucro sobre o leite e seus derivados, promovida pelo varejo. "Especialmente no caso do leite longa vida, que é o que baliza o preço do leite para a indústria e o produtor", explica.

Em São Paulo, a variação real de preço do leite longa vida entre janeiro e junho deste ano foi de 20,8%. "O mercado paulista possui uma variação muito próxima à de Minas", comenta Avellar. No entanto, o economista ressalta que, para o produtor, o reajuste real ficou em apenas 3% em Minas Gerais.

Fonte: Diário do Comércio/MG (por Francis Melo), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?