O diálogo entre Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está ameaçado pela questão do leite. Os pequenos produtores rurais acham que a redução das tarifas de importação do produto, conforme está na proposta que o Mercosul apresentou à União Européia, traria prejuízos de até R$ 2,12 bilhões ao setor e aniquilaria milhares de empregos. É também a visão do MDA. O Itamaraty acha que o setor leiteiro já está suficientemente protegido com a inclusão do leite em pó integral na lista dos produtos que não terão suas tarifas de importação zeradas.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, teve ontem uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para tratar do assunto. No entanto, não houve avanços, segundo informou o assessor para Assuntos Internacionais do MDA, Laudemir Müller. Rosseto levou nove entidades representativas dos pequenos produtores, que entregaram dois documentos a Amorim.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Lu Aiko Otta), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.