A produção global de leite em maio foi 26 milhões de litros por dia maior do que em maio do ano passado, um aumento de 3,3%. Este é o maior aumento ano a ano registrado desde novembro de 2017. Nos últimos cinco anos, o fornecimento global de leite aumentou, em média, 0,8% ao ano.
O aumento mais recente está, portanto, bem à frente do aumento normal que esperaríamos ver. No entanto, deve-se observar que maio de 2019 e 2020 foram ambos um tanto deprimidos, tornando as comparações anuais mais rígidas.
Em termos percentuais, a Nova Zelândia (+ 7,6%) e os Estados Unidos (+ 4,6%) registaram os maiores ganhos, sendo que maio é um mês de produção relativamente baixa para a Nova Zelândia. Este aumento percentual equivale a 2 milhões de litros extras por dia.
Para os EUA, os ganhos são mais significativos, cerca de 12 milhões de litros por dia de leite extra. Já o aumento estimado para a UE é de 2,3%, o equivalente a mais 9 milhões de litros por dia.
*Observação: o fornecimento global de leite cobre os volumes das principais regiões exportadoras de leite: Argentina, Austrália, UE, Nova Zelândia, Estados Unidos e Reino Unido.
As informações são do Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB), traduzidas pela Equipe MilkPoint.
*Fonte da foto do artigo: Freepik