Exposição de novos produtos e tecnologias, palestras e muita troca de experiências. O segundo Encontro com Produtores Rurais - Produção de leite no semiárido mineiro, em Verdelândia, reuniu mais de 200 participantes, entre eles, produtores de leite do Norte de Minas, parceiros e empresas do agronegócio, para mostrar o que há de mais inovador em soluções da pecuária leiteira.
Promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o encontro ocorreu na última sexta-feira (30) na Fazenda Boa Sorte, que é assistida pelo Programa AgroNordeste. O evento seguiu todas as medidas de segurança contra a covid-19, com funcionários da Secretaria Municipal de Saúde fiscalizando e promovendo ações educativas e de higienização.
Desde que passou a receber assistência técnica, a propriedade tem alcançado resultados importantes, com aumento de mais de 60% na produção no último ano e mantendo a sustentabilidade do negócio.
“A gente tem tentado buscar novas tecnologias para o aumento da produção, de forma mais eficiente. Hoje, a gente se destaca em razão das parcerias, por meio dos técnicos, especialmente do SENAR. O evento ajuda a trocar informações com outros produtores, aprender ainda mais e implementar ideias novas. Entendemos que é muito importante essa contribuição”, afirma um dos proprietários da fazenda, Randerson Diego Silva.
Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos para passar por cada palestra e estande. Entre os temas abordados, o manejo nutricional de vacas leiteiras no semiárido mineiro ganhou exposição especial. Uma empresa especializada no ramo, da cidade de Pompéu, mostrou a importância da adequada nutrição animal em números e casos reais.
“Todos são capazes de produzir bem, basta buscar conhecimentos, e o evento é muito importante para esse compartilhamento. Os técnicos tiraram dúvidas e levaram informações sobre nutrição animal, que é o carro-chefe para tudo nesta atividade e o caminho para maior rentabilidade”, explicou o médico veterinário e gerente da empresa expositora, Júnior Costa.
O coordenador estadual do AgroNordeste, Rafael Martins Garcia, o analista técnico Ricardo Tuller e o gerente regional Dirceu Martins também participaram da programação e se surpreenderam com a evolução do projeto.
“Para nós, é um orgulho muito grande estar neste segundo Encontro de Produtores. O evento é muito importante para promover o desenvolvimento da cadeia bovinocultura leiteira. Essa troca de conhecimento permite ao produtor vivenciar novas tecnologias. Isso é salutar para o sucesso do programa”, destacou Dirceu.
O evento teve a presença de mais de 12 empresas que atuam no agronegócio e contou ainda com a participação e o apoio da Epamig, Emater, Unimontes, Polícia Militar e Prefeitura de Verdelândia.
As informações são da FAEMG, adaptadas pela equipe MilkPoint.