Produção de leite na Austrália caiu 0,3%

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A produção de leite na Austrália na última estação produtiva foi menor do que na anterior, mas a indústria de lácteos do país foi apoiada pelos contínuos preços firmes das commodities mundiais neste último ano fiscal.

Para o ano que terminou em março, a produção de leite australiana foi de 8,2 bilhões de litros, 0,3% a menos do que no mesmo período do ano anterior, segundo os últimos dados do Dairy Austrália.

A produção de leite em Victoria, estado de maior produção do país, aumentou 12,7% em março, para 501,5 milhões de litros, levando a um total no ano de 5,46 bilhões de litros, 2% a mais do que no ano fiscal anterior. Com exceção da Tasmânia, entretanto, a produção de leite caiu em todos os demais estados australianos.

O analista da indústria doméstica do Dairy Austrália, Peter Wilson, disse que a produção de leite não se recuperou na segunda metade da estação produtiva, apesar das condições climáticas favoráveis. "O reduzido número de vacas parece ter sido um fator limitante na maioria das regiões".

Preços

O presidente da United Dairyfarmers da Victoria, Doug Chant, ficou satisfeito com a decisão tomada por indústrias como Nestlé, Tatura Milk e Bonlac de aumentar seus preços. "Esses anúncios darão confiança aos produtores de leite e ajudarão não somente financeiramente, mas os benefícios se expandirão nas comunidades lácteas locais".

Os preços mundiais dos lácteos continuam firmes devido ao contínuo desequilíbrio entre oferta e demanda no mercado global. No entanto, o analista da indústria internacional do Dairy Austrália, Michael Harvey, disse que os preços estão enfrentando uma pressão de baixa por causa da resistência dos compradores e do aumento da oferta mundial.

A União Européia (UE) está próxima de seu pico estacional, o que levará a reduções nos preços. Ao mesmo tempo, o euro está mais fraco com relação ao dólar dos Estados Unidos, pressionando os preços de exportação da Europa de acordo com os preços mundiais de lácteos.

Harvey disse que os preços mundiais de leite em pó desnatado e manteiga estão fracos, mas os preços dos queijos permanecem firmes, apesar dos aumentos sazonais de preços na Europa. "Isso por causa da decisão da UE de cortar seus subsídios de exportação para todos os queijos em 10%".

Mais cortes nos subsídios da UE em primeiro de julho deste ano também ajudarão a manter os preços altos. "Os preços mundiais de lácteos se beneficiarão com a redução do suporte ao comércio de lácteos da UE", disse Harvey.

Fonte: The Age (por Philip Hopkins), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?