Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Produção agroindustrial voltou a recuar em julho

Saiba os motivos que a produção agroindustrial voltou a recuar em julho e veja os produtos que tiveram alta. Entenda as perspectivas com dados do relatório.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 20/09/2021 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Chegou ao fim uma sequência de quase um ano de variações positivas do Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro).

Continua depois da publicidade Agroceres

Em julho houve queda de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2020, determinada pela piora de resultados no segmento de produtos alimentícios e bebidas, que registrou baixa de 11,1%, e também no ramo de produtos não-alimentícios, cuja alta arrefeceu e ficou em 4,5%.

Foi a primeira retração do indicador desde junho do ano passado e o pior desempenho em um mês de julho desde 2015.

O PIMAgro é baseado em dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), da taxa de câmbio e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

O FGV Agro ressalva que a base de comparação interanual permanece contaminada pelos reflexos da pandemia e que em julho de 2020 houve um dia útil a mais, o que tem influência sobre as variações. Mas destaca que o indicador também recuou em julho em relação a junho — 1,5%, considerando os ajustes sazonais —, a segunda queda consecutiva na comparação com o mês imediatamente anterior.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

“O setor agroindustrial ainda sofre as consequências das medidas mais intensas adotadas nos momentos mais árduos da pandemia. Assim, mesmo com o avanço da vacinação e do relaxamento das medidas de isolamento social, a agroindústria (bem como os demais elos industriais) depara-se com aumento dos custos e desorganização da cadeia produtiva”, avalia o FGV Agro.

“Além disso”, continua a análise, “o processo inflacionário vem reduzindo a renda real das famílias que, ao mesmo tempo, contam com um mercado de trabalho desaquecido, com elevado desemprego. Tudo isso colabora para a queda do consumo e, consequentemente, da produção”. De janeiro a julho, o PIMAgro ainda registrou variação positiva de 5,1% ante igual intervalo do ano passado. Para 2021 como um todo, é esperada alta entre 3,2% e 7,4%.

Em julho, a baixa de 11,1% do segmento de produtos alimentícios e bebidas foi liderada pelas bebidas (- 15,2%), sobretudo alcoólicas (- 16,8%). No caso dos alimentos, a redução foi de 10,3%, com destaque para o tombo dos produtos de origem vegetal (- 17,1%). Para a alta de 4,5% do grupo de produtos não-alimentícios, pesaram sobretudo os avanços nas áreas de borracha (15,5%) e têxteis (13,9%).

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?