Enquanto o setor de lácteos da União Européia (UE) em 2003 se caracterizou por uma alta de preços e o de 2004 pela estabilidade, a previsão para este ano é de uma redução nos preços, segundo estimativas feitas pela European Dairy Farmers.
Desde o início do ano de 2005, os preços relativamente altos na UE têm prejudicado a posição exportadora dos países do bloco. Além disso, também tem havido uma redução na demanda externa. Paralelamente, a tendência da produção mostra uma situação de alta. Todos esses fatores têm contribuído para um decréscimo nos preços em 2005.
O ano de 2004 se caracterizou pelas incertezas geradas pela ampliação do bloco europeu que acrescentou 10 novos membros e pela reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e com a redução dos preços de intervenção ocorrida em julho passado, fatores que poderiam levar a uma queda nos preços. Por outro lado, a produção de leite caiu com relação ao ano anterior e a demanda doméstica e de exportação se manteve estável. Em conjunto, o efeito foi de uma estabilidade nos preços.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.